Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/06/23 Ă s 18h15 - Atualizado em 5/06/23 Ă s 18h20

🚹TĂșnel Rei PelĂ© tem protocolo de segurança a ser seguido

AgĂȘncia BrasĂ­lia

 

Maior obra viĂĄria do Distrito Federal, o TĂșnel Rei PelĂ©, em Taguatinga, possui um protocolo de segurança e de pronta resposta em caso de emergĂȘncias. Elaborado com a contribuição de 12 ĂłrgĂŁos de governo, o Protocolo de OperaçÔes Integradas (POI) que trata desse tema foi finalizado pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP).

 

Movimento no tĂșnel serĂĄ monitorado 24 horas por dia | Foto: LĂșcio Bernardo Jr./AgĂȘncia BrasĂ­lia

‌“É uma obra com dimensĂ”es que nunca havĂ­amos tido aqui no DF ou mesmo no Centro-Oeste, e situaçÔes que podem ocorrer no interior do tĂșnel sĂŁo diferentes daquilo com que estamos acostumados a lidar”Coronel AndrĂ© Gustavo, gerente de planejamento da Subsecretaria de OperaçÔes Integradas da SSP

 

O manual de segurança a ser seguido começou a ser desenhado em 2022, a partir de diversas reuniĂ”es entre os ĂłrgĂŁos. O principal ponto Ă© que o tĂșnel serĂĄ monitorado 24 horas por dia por agentes de trĂąnsito (Detran e DER-DF) pelos operadores da sala tĂ©cnica, alĂ©m de cĂąmeras. SerĂĄ de responsabilidade do Detran acompanhar o acesso dos veĂ­culos no sentido CeilĂąndia-Plano Piloto, o chamado tĂșnel sul, enquanto o DER-DF farĂĄ o monitoramento da entrada no tĂșnel norte, sentido Plano Piloto-CeilĂąndia.

 

Circulação

O gerente de planejamento da Subsecretaria de OperaçÔes Integradas da SSP, coronel AndrĂ© Gustavo, lembra que se trata de uma situação nova para a capital – e que, para tanto, precisou ser estudado. “É uma obra com dimensĂ”es que nunca havĂ­amos tido aqui no DF ou mesmo no Centro-Oeste, e situaçÔes que podem ocorrer no interior do tĂșnel sĂŁo diferentes daquilo com que estamos acostumados a lidar”, pontua.

 

‌Um ponto reforçado pelo militar Ă© que apenas carros leves e de passeio poderĂŁo trafegar pelo tĂșnel nesta fase inicial. Ônibus, caminhĂ”es, ciclistas e pedestres estĂŁo proibidos de adentrar a passagem.

 

“Alertamos o cidadĂŁo, o motorista, que nĂŁo pare seu carro no interior da passagem, nĂŁo desça a pĂ© do tĂșnel em nenhum momento. É uma questĂŁo de segurança e prevenção de acidentes”, observa AndrĂ© Gustavo. O TĂșnel Rei PelĂ© tem 1.060 m de extensĂŁo, com velocidade mĂĄxima permitida de 60 km/h.

 

‌Para a elaboração do protocolo, participaram, alĂ©m da  SSP, as secretarias de Obras (SODF), de Transporte e Mobilidade (Semob), de SaĂșde (SES) e DF Legal, bem como Detran, DER-DF, Corpo de Bombeiros, Samu, Novacap, Defesa Civil e SLU.

 

 

Governo do Distrito Federal