AgĂȘncia BrasĂlia
Maior obra viĂĄria do Distrito Federal, o TĂșnel Rei PelĂ©, em Taguatinga, possui um protocolo de segurança e de pronta resposta em caso de emergĂȘncias. Elaborado com a contribuição de 12 ĂłrgĂŁos de governo, o Protocolo de OperaçÔes Integradas (POI) que trata desse tema foi finalizado pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP).
Movimento no tĂșnel serĂĄ monitorado 24 horas por dia | Foto: LĂșcio Bernardo Jr./AgĂȘncia BrasĂlia
ââĂ uma obra com dimensĂ”es que nunca havĂamos tido aqui no DF ou mesmo no Centro-Oeste, e situaçÔes que podem ocorrer no interior do tĂșnel sĂŁo diferentes daquilo com que estamos acostumados a lidarâCoronel AndrĂ© Gustavo, gerente de planejamento da Subsecretaria de OperaçÔes Integradas da SSP
O manual de segurança a ser seguido começou a ser desenhado em 2022, a partir de diversas reuniĂ”es entre os ĂłrgĂŁos. O principal ponto Ă© que o tĂșnel serĂĄ monitorado 24 horas por dia por agentes de trĂąnsito (Detran e DER-DF) pelos operadores da sala tĂ©cnica, alĂ©m de cĂąmeras. SerĂĄ de responsabilidade do Detran acompanhar o acesso dos veĂculos no sentido CeilĂąndia-Plano Piloto, o chamado tĂșnel sul, enquanto o DER-DF farĂĄ o monitoramento da entrada no tĂșnel norte, sentido Plano Piloto-CeilĂąndia.
Circulação
O gerente de planejamento da Subsecretaria de OperaçÔes Integradas da SSP, coronel AndrĂ© Gustavo, lembra que se trata de uma situação nova para a capital â e que, para tanto, precisou ser estudado. âĂ uma obra com dimensĂ”es que nunca havĂamos tido aqui no DF ou mesmo no Centro-Oeste, e situaçÔes que podem ocorrer no interior do tĂșnel sĂŁo diferentes daquilo com que estamos acostumados a lidarâ, pontua.
âUm ponto reforçado pelo militar Ă© que apenas carros leves e de passeio poderĂŁo trafegar pelo tĂșnel nesta fase inicial. Ănibus, caminhĂ”es, ciclistas e pedestres estĂŁo proibidos de adentrar a passagem.
âAlertamos o cidadĂŁo, o motorista, que nĂŁo pare seu carro no interior da passagem, nĂŁo desça a pĂ© do tĂșnel em nenhum momento. Ă uma questĂŁo de segurança e prevenção de acidentesâ, observa AndrĂ© Gustavo. O TĂșnel Rei PelĂ© tem 1.060 m de extensĂŁo, com velocidade mĂĄxima permitida de 60 km/h.
âPara a elaboração do protocolo, participaram, alĂ©m da SSP, as secretarias de Obras (SODF), de Transporte e Mobilidade (Semob), de SaĂșde (SES) e DF Legal, bem como Detran, DER-DF, Corpo de Bombeiros, Samu, Novacap, Defesa Civil e SLU.