Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/05/24 Ă s 19h37 - Atualizado em 20/05/24 Ă s 19h39

đŸ•”đŸŒServidores do GDF e ĂłrgĂŁos federais participam de curso de inteligĂȘncia de segurança pĂșblica

Adriana Machado, da Ascom SSP-DF

 

Servidores de instituiçÔes locais e federais iniciaram, nesta segunda-feira (20), o Curso de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica 2024 (Cisp 2024), promovido pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP-DF). Esta Ă© a sexta edição da capacitação, realizada por meio da Subsecretaria de InteligĂȘncia (SI). O objetivo Ă© promover o alinhamento e a integração entre as instituiçÔes de inteligĂȘncia em segurança pĂșblica.

 

Mais de 30 alunos de instituiçÔes locais e federais participam desta edição do curso sobre inteligĂȘncia de segurança pĂșblica | Foto: Divulgação/SSP-DF

 

“Esta capacitação Ă© essencial para integração e, principalmente, a integralidade entre os diferentes ĂłrgĂŁos participantes, que nesta edição reĂșne representantes, inclusive de outros estados. Essa proximidade Ă© essencial para o desenvolvimento de trabalho tĂ©cnico, pautado na produção de conhecimento para direcionamento de açÔes estratĂ©gicas”, ressalta o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do DF, Sandro Avelar.

 

“Nenhuma tecnologia substitui o capital humano e este curso Ă© essencial para uma interação ainda maior entre as instituiçÔes” Alexandre Patury, secretĂĄrio-executivo de Segurança PĂșblica

 

Nesta edição, participam 32 alunos de diferentes instituiçÔes, como forças de segurança, as secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus), de Administração PenitenciĂĄria (Seape), de Economia, DF Legal e de Educação (SEE), CĂąmara Legislativa do DF (CLDF), Casa Militar, Controladoria Geral do DF, do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica (MJSP), do MInistĂ©rio PĂșblico do Distrito Federal e TerritĂłrios (MPDFT), PolĂ­cia RodoviĂĄria Federal (PRF) e AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin). TambĂ©m participam desta edição instituiçÔes de outras Unidades da Federação, como Diretoria da PolĂ­cia Penal de GoiĂĄs e Subsecretaria de InteligĂȘncia de Tocantins.

 

O curso Ă© baseado em metodologia ativa de ensino e busca proporcionar aprendizado teĂłrico e prĂĄtico, contextualizado com situaçÔes reais e cotidianas da atividade de inteligĂȘncia. “Ressalto a importĂąncia desta capacitação para a melhor prestação do serviço pĂșblico, que Ă© uma das prioridades do governador Ibaneis Rocha”, completa Avelar.

 

Para o secretĂĄrio-executivo de Segurança PĂșblica, Alexandre Patury, que representou o titular da pasta na cerimĂŽnia de abertura, a velocidade das informaçÔes Ă© essencial para o desenvolvimento das atividades de inteligĂȘncia. “Precisamos nos adaptar constantemente nesta ĂĄrea, pois a informação Ă© muito rĂĄpida e o uso da tecnologia e inteligĂȘncia artificial contribui ainda mais com a celeridade dos fatos. Mas a essĂȘncia estĂĄ aqui. Nenhuma tecnologia substitui o capital humano e este curso Ă© essencial para uma interação ainda maior entre as instituiçÔes”.

 

O curso atende aos preceitos da PolĂ­tica Distrital de Segurança PĂșblica do Distrito Federal, como explica o subsecretĂĄrio de InteligĂȘncia, Marcelo Portela. “A capacitação em inteligĂȘncia exerce um papel fundamental em especialização, integração e, principalmente, no fortalecimento do canal tĂ©cnico por meio do estreitamento dos vĂ­nculos de confiança entre os operadores desta atividade”, explica Portela.

 

A cerimĂŽnia de abertura do curso ocorreu no auditĂłrio da Escola de Governo (Egov) e contou com a participação do secretĂĄrio-executivo de GestĂŁo Integrada, Bilmar Angelis, do controlador-geral do DF, Daniel Alves, da vice-diretora Executiva da Egov, Raquel Athar, da coordenadora de InteligĂȘncia da PolĂ­cia Civil do DF, Mariana Borges, do chefe do Centro de InteligĂȘncia da PolĂ­cia Militar do DF, Waldircharbel Gomes, do comandante do Centro de InteligĂȘncia dos Bombeiros, VinĂ­cius Santos, e do chefe da Unidade de InteligĂȘncia do Detran-DF, Leonardo Artiaga.

 

Edição: JoĂŁo Roberto e AgĂȘncia BrasĂ­lia

Governo do Distrito Federal