Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/05/24 às 19h35 - Atualizado em 16/05/24 às 15h41

🎤🚨Servidores da segurança participam de palestra sobre inteligência emocional

Adriana Machado, da Ascom  SSP-DF

Policiais, bombeiros, agentes de trânsito e demais servidores da segurança pública assistiram, nesta quarta-feira (15), a uma palestra motivacional com foco em liderança cuidadora e base na seguinte premissa: “só cuidando de mim que consigo cuidar do outro”. A palestra “Inteligência Emocional e Como Usá-la na Nova Rotina” foi promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) para cerca de 400 servidores no auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), no Setor Policial Sul, e é mais uma ação do Programa DF Mais Seguro.

 

O psicólogo Rossandro Klinjey deu palestra sobre inteligência emocional a cerca de 400 servidores de segurança nesta quarta-feira (15) | Foto: Divulgação/SSP

 

Foram abordados temas importantes relativos à saúde mental e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do DF por Rossandro Klinjey, que é reconhecido nacional e internacionalmente, sendo psicólogo, professor, consultor em educação e desenvolvimento humano.

 

“Ações como esta são fundamentais para promover o bem-estar físico e mental dos servidores da segurança pública. São profissionais que desempenham atividades intensas e de dedicação exclusiva e, desta forma, podemos contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio de estímulos e incentivos”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Estamos investindo em atividades físicas, convivência social e atenção à saúde mental, com apoio incondicional do governador Ibaneis e, ainda, por meio de parcerias junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública”, completa.

 

“É importante para o autoconhecimento se perceber, lidar com conflitos, ter empatia no local de trabalho, saber a hora de descansar também. Isso é muito importante para todos nós”

Daniela Matos, agente da PCDF

 

O secretário-executivo de Gestão Integrada, Bilmar Angelis, falou da importância da palestra para os servidores. “O Rossandro tem um vasto conhecimento em relações humanas. A experiência de hoje poderá contribuir para o crescimento profissional não apenas de quem está aqui no auditório, mas isso poderá reverberar pelas corporações”.

 

Angelis falou, ainda, dos investimentos na área de saúde mental. “São quase R$ 8 milhões em investimentos para melhoria de condições médicas, mentais, construção da nova sede de saúde biopsicossocial. Estamos, ainda, resgatando a Olimpíada entre os servidores, iniciando logo mais um curso de alta gestão e segurança pública, além do acordo de cooperação técnica com o Sesc e a parceria com o Corpo de Bombeiros para uso das instalações do Centro de Capacitação Física”.

 

Para a agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Daniela Matos, eventos como o de hoje são fundamentais. “É importante para o autoconhecimento se perceber, lidar com conflitos, ter empatia no local de trabalho, saber a hora de descansar também. Isso é muito importante para todos nós”.

 

Já o subtenente Marinaldo Gomes acredita que eventos como o de hoje mostram preocupação com a saúde mental do servidor. “Isso é muito importante. Precisamos desse cuidado”, ressaltou.

 

O evento pode despertar um cuidado pessoal, de acordo com Amanda Barbosa, servidora do Departamento de Trânsito (Detran-DF). “Falar sobre inteligência emocional é importante para todas as áreas da vida. Nem todo mundo faz terapia e uma palestra como esta pode ajudar que as pessoas cuidem mais da saúde mental”.

 

O bombeiro Mauro Rocha agradeceu a oportunidade de participar do evento. “Sou uma pessoa reconstruída. Já passei por uma situação muito complicada nesta área e quando vejo uma palestra como essa para as forças de segurança, só posso aplaudir e agradecer”, finalizou.

 

Eixo 5

O Servidor Mais Seguro, do Programa DF mais Seguro, promove a qualidade de vida no trabalho, o aperfeiçoamento de habilidades e a atenção à saúde dos agentes de segurança pública. A finalidade é fomentar o bem-estar mental, que impactam, também, diretamente, na prestação de serviço à população.

 

 

Edição: JOão Roberto e Agência Brasília

 

Governo do Distrito Federal