Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/06/24 Ă s 15h23 - Atualizado em 13/06/24 Ă s 14h01

đŸššđŸ•”đŸŒSeminĂĄrio discute inteligĂȘncia estratĂ©gica em segurança pĂșblica

Carolina Alonso, da Ascom SSP-DF

 

O Ciclo de Palestras de Segurança PĂșblica reĂșne especialistas do cenĂĄrio de segurança pĂșblica do Distrito Federal e do paĂ­s para discutir o tĂłpico “atividade de inteligĂȘncia”. O evento acontece atĂ© terça-feira (11) durante a formação do Curso de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica 2024 (Cisp) e contou, nesta segunda (10), com a presença, alĂ©m dos participantes do curso de inteligĂȘncia, de servidores da Secretaria de Segurança PĂșblica, forças policiais e ex-alunos na sede da Escola de Governo (Egov).

 

O subsecretĂĄrio de InteligĂȘncia da SSP-DF, Marcelo Portela, afirma focar na nova tendĂȘncia na profissionalização da inteligĂȘncia. “Nosso papel Ă© saber usar as ferramentas de inteligĂȘncia artificial para processar rapidamente a coleta de dados. Ela nĂŁo serĂĄ usada como substituta da capacidade de anĂĄlise, mas facilitadora. É imprescindĂ­vel o aprimoramento da capacidade operacional de nossas polĂ­cias, garantindo que a coleta, a anĂĄlise e a disseminação de informaçÔes sejam conduzidas com eficiĂȘncia”, definiu Portela.

 

InteligĂȘncia e Integralidade

O seminĂĄrio promove discussĂŁo sobre temas relacionados Ă  inteligĂȘncia na segurança pĂșblica entre diversas ĂĄreas de atuação policial e judiciĂĄria do paĂ­s. Participam do evento 100 servidores das forças de segurança do Distrito Federal, da PolĂ­cia Federal, do Tribunal de Justiça do DF, do MinistĂ©rio PĂșblico do DF, das secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus), de Administração PenitenciĂĄria (Seape), de Economia (Seec), DF Legal, da Secretaria Nacional de PolĂ­ticas Penais (Depen), do MinistĂ©rio da Justiça, da Casa Militar do DF, do Tribunal de Contas do DF, da Subsecretaria de InteligĂȘncia de Tocantins, alĂ©m de 32 alunos egressos de cursos anteriores.

 

O ciclo de palestras, iniciado nesta segunda-feira, promove o encontro atĂ© a terça-feira (11) e pretende alinhar e explorar os desafios da inteligĂȘncia nacional para uma integralidade maior entre as forças | Foto: Rodrigo Cotonete/SSP-DF

 

Na abertura, o coordenador do LaboratĂłrio de OperaçÔes CibernĂ©ticas do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança PĂșblica (MJSP), Alessandro Barreto, abordou o tema sobre os desafios a serem enfrentados com a inserção de novas tecnologias em atividades de inteligĂȘncia. “A tecnologia deve ser utilizada como algo criado para resolver problemas, como redução de tempo de trabalho. PorĂ©m, nada substitui o fator humano. Por isso, Ă© tĂŁo importante uma integração entre o que fazemos, o que precisamos fazer e as ferramentas de que dispomos”, declarou.

 

O ciclo de palestras, iniciado nesta segunda-feira, promove o encontro atĂ© a terça-feira (11) e pretende alinhar e explorar os desafios da inteligĂȘncia nacional para uma integralidade maior entre as forças, difundindo conhecimento e explorando tecnologias em combate ao crime organizado.

 

Promovido pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP-DF), por meio da Subsecretaria de InteligĂȘncia (SI), o Curso de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica 2024 (CISP 2024) estĂĄ na sexta edição de capacitação. O objetivo Ă© promover o alinhamento e a integração entre as instituiçÔes de inteligĂȘncia em segurança pĂșblica de todo o paĂ­s. O curso atende aos preceitos da PolĂ­tica Distrital de Segurança PĂșblica do Distrito Federal e tem um total de 30 dias de capacitação na Escola de Governo.

 

Edição: Adriana Machado

 

Governo do Distrito Federal