Governo do Distrito Federal
31/12/22 às 14h24 - Atualizado em 31/12/22 às 14h30

Segurança reforçada para a posse do Executivo e Legislativo locais

Além do policiamento, haverá mudanças pontuais no trânsito desde as primeiras horas do dia, neste domingo (1º)

As cerimônias de posse do governador reeleito, Ibaneis Rocha, e dos 24 deputados distritais, marcadas para este domingo (1º), terão um Protocolo de Operações Integrais (POI) coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

 

A cerimônia de posse, no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, está prevista para as 11h30 | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A cerimônia de posse, no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, está prevista para as 11h30 | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Com participação integrada das forças de segurança e demais órgãos distritais que compõem a operação, o documento contempla reforço da segurança nos locais de realização de eventos – Santuário Dom Bosco, Câmara Legislativa do DF e Centro de Convenções Ulysses Guimarães – e imediações. Haverá interdições no trânsito, escolta com batedores, ações de inteligência e combate a incêndio.

 

Toda a movimentação será monitorada por meio de imagens, que serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), assim como informações de agentes que estarão nos locais.

 

“A segurança pública do DF estará empregada neste dia. Serão ações com diferentes focos, pois, além das posses locais, haverá também a presidencial, deputados federais e senadores eleitos. Todas essas ações serão coordenadas e integradas. Todo nosso efetivo estará empregado para que a segurança de todos seja resguardada”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “O Distrito Federal tem expertise na realização de grandes eventos. Estamos confiantes”, completa Danilo.

 

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nos locais dos eventos. O objetivo é manter a ordem pública antes e durante os eventos, que terão início a partir das 8h de domingo (1º). Unidades especializadas da corporação e da Polícia Civil do DF (PCDF) estarão aptas para apoio, caso seja necessário.

 

As delegacias da região terão efetivos reforçados. O Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará com viaturas e ações de prevenção e combate a incêndio.

 

Trânsito

Para garantir a fluidez no trânsito e a segurança viária, os agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) farão a sinalização e o controle do tráfego nas proximidades do Santuário São João Bosco, na quadra 702 Sul. A cerimônia começará às 8h.

 

As vias internas da igreja serão sinalizadas para impedir o estacionamento em locais que possam causar bloqueio no trânsito.

 

O retorno na via de ligação entre a W3 e a W4 Sul será fechado na altura do santuário.

 

Solenidade na Câmara Legislativa

As alterações no trânsito nas imediações da Câmara Legislativa (CLDF) iniciarão às 8h e ficarão a cargo do Detran e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Será reservada a faixa mais à direita da DF-011 (Epig) para acesso exclusivo de veículos destinados ao local da cerimônia, marcada para as 9h.

 

Em razão da sinalização da faixa exclusiva para acesso à CLDF, a primeira parada de ônibus da Epig, sentido norte-sul, será desativada e o embarque/desembarque de passageiros será deslocado para aproximadamente 100 metros adiante.

 

A via de ligação entre a Epig e 1ª Avenida do Sudoeste será sinalizada dos dois lados para evitar estacionamento irregular em toda a sua extensão e funcionará em sentido único.

 

Os estacionamentos indicados são os do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), do Tribunal de Justiça e Territórios (TJDFT) e as vagas no canteiro central do Eixo Monumental.

 

Os agentes de trânsito também auxiliarão os pedestres na travessia da S1, visto a grande quantidade de pessoas esperadas para o evento.

 

Posse no Centro de Convenções

Em seguida, haverá a cerimônia de posse no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, prevista para as 11h30. O acesso ao Centro de Convenções se dará exclusivamente pela via S1. A via que liga a N1 à S1 estará bloqueada.

 

Em razão da solenidade, as vias N1 e S1 serão sinalizadas a fim de coibir estacionamento irregular ao longo do meio-fio e no gramado.

 

Os estacionamentos recomendados são o do Ginásio Nilson Nelson, que funcionará gratuitamente, e o do Clube do Choro. As vagas em frente ao Centro de Convenções serão destinadas apenas para embarque e desembarque de autoridades e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Efetivo

Para realizar o controle do trânsito e garantir maior segurança nas vias durante a posse do governador reeleito, Ibaneis Rocha, o Detran-DF disponibilizará viaturas, helicóptero, guincho e empilhadeira, além dos painéis móveis para orientar os condutores que circularem pela região.