Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/05/23 às 19h20 - Atualizado em 11/05/23 às 14h39

🚨🫱🏻‍🫲🏽Projeto capacita colaboradores para reforçar ações da segurança pública

Adriana Machado, da Asom – SSP-DF

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) dá início, a partir deste mês, ao projeto Empresa Responsável Comunidade + Segura. A iniciativa tem como objetivo capacitar colaboradores de empresas sobre diferentes temáticas relacionadas à Segurança Pública por meio de palestras ministradas por operadores da pasta e forças de segurança. As empresas participantes do projeto receberão o selo de parceiro da segurança 2023.

 

Para solicitar o serviço, é necessário que a empresa interessada mobilize, no mínimo, 50 pessoas para participar da ação e disponibilize o espaço para realização das atividades. As temáticas das palestras variam conforme o público-alvo e abrangem crimes como estelionato virtual, violência contra a mulher, roubo/furto a transeunte, entre outros.

 

As empresas interessadas deverão preencher este formulário e enviar para o e-mail coops@ssp.df.gov.br. 

 

“Essa temática já vinha sendo trabalhada, mas tínhamos como foco a orientação de donos de bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas. Com o resultado positivo que vínhamos alcançando, resolvemos ampliar nosso projeto e incluir empresas de diferentes segmentos. O objetivo é sensibilizar trabalhadores para temáticas relevantes da área de segurança pública e capacitá-los para identificar situações de risco e adotar procedimentos preventivos em situações cotidianas”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

 

Para iniciar o projeto, foram convidadas três empresas do ramo de hotelaria, construção e combustíveis. As atividades serão realizadas nestas quinta (11) e sexta-feiras (12) e os temas escolhidos foram estelionato virtual, violência contra a mulher, e prevenção de roubo/furto a transeunte.

“O objetivo é sensibilizar trabalhadores para temáticas relevantes da área de segurança pública e capacitá-los para identificar situações de risco e adotar procedimentos preventivos em situações cotidianas”Sandro Avelar secretário de Segurança Pública

 

 

Os colaboradores capacitados serão multiplicadores das informações. “Pretendemos alcançar, por meio das empresas, pessoas residentes em diversas regiões do Distrito Federal e torná-las multiplicadoras do conhecimento transmitido nas ações a serem realizadas. Essa é mais uma parceria importante entre governo e sociedade para tornar nossa cidade cada vez mais segura”, afirma o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira.

 

A SSP dispõe de outros projetos de prevenção à criminalidade, como curso de promotor de segurança cidadã e aliança distrital. “Trabalhamos temáticas que visam contribuir para a redução de ocorrência de crimes e aumentar a percepção de segurança. Esta é mais uma ação relevante com foco nos trabalhadores. Esperamos a adesão das empresas ao projeto para que possamos, juntos, trabalhar por uma cidade mais segura”, pontua a coordenadora de políticas sociais, Marina Fernandes.

Governo do Distrito Federal