Governo do Distrito Federal
1/11/22 às 17h00 - Atualizado em 3/11/22 às 17h18

🚨✝️Policiamento reforçado próximo a cemitérios para o Dia de Finados

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Os seis cemitérios do Distrito Federal — localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga —, terão policiamento no dia 2 de novembro, Dia de Finados, assim como o emprego de ações para melhor fluidez no trânsito. Os cemitérios estarão abertos para visitação das 7h às 19h.

 

“Orientamos, além de estacionar em locais permitidos, não deixar os celulares nos bolsos de trás, confirmar se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado”Coronel Edvã de Oliveira, comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF

 

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança nas imediações dos cemitérios nas regiões administrativas, a partir desta sexta-feira (29), com policiamento a pé e motorizado nas imediações das unidades. Algumas ações já tiveram início no final de semana, com pontos fixos de policiamento nos locais.

 

A corporação recomenda, ainda, a população a adotar medidas de segurança, como não deixar objetos no interior dos veículos e estar atento ao celular. “Orientamos, além de estacionar em locais permitidos, não deixar os celulares nos bolsos de trás, confirmar se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado. Os cemitérios estarão abertos até às 19h, desta forma é importante estar atento ao local em que o veículo será deixado e se será seguro ao retornar para buscá-lo”, ressalta o comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira.

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar os atendimentos, caso necessário. A orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

 

Divulga̤̣o РPMDF

Trânsito na Asa Sul

As alterações no trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul ocorrerão apenas na quarta-feira (2). A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV, por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade.

 

O balão em frente ao cemitério estará fechado e haverá policiamento coordenando a travessia de pedestres e o fluxo de trânsito. A via W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à Estrada Parque Polícia Militar (EPPM). Entre o balão do cemitério e do Edifício Talento na 714 Sul, a via W5 Sul funcionará nos dois sentidos da via.

 

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran

 

Os retornos na altura do setor hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia. O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado, como explica Edvã.

 

“O balão em frente ao cemitério estará parcialmente bloqueado. Haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte.

 

Estacionamento

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran. Os demais condutores deverão utilizar, preferencialmente, o estacionamento 6, do Parque da Cidade.

 

“O estacionamento neste local é amplo e haverá policiais militares na travessia dos pedestres”, completa Edvã.

 

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho por meio do batalhão da área.

 

Demais cemitérios

O controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Gama, Planaltina e Taguatinga será feito pelas equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

 

Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério servirá de área de embarque e desembarque, sendo que o fluxo de veículos ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez

 

Nesta quarta-feira (2), em virtude do Dia de Finados, o Detran-DF fará o controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. As equipes do Detran-DF atuarão, principalmente, na travessia de pedestres e na fiscalização de estacionamento irregular. A previsão é que 500 mil pessoas visitem os cemitérios no feriado.

De acordo com a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, nas vias próximas aos cemitérios, em virtude da grande quantidade de veículos, o trânsito poderá apresentar lentidão. Os agentes do Detran-DF farão o controle do tráfego para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres. O acesso aos cemitérios será controlado pelos funcionários das empresas administradoras dos locais. Eles estarão identificados com coletes.

 

Alterações no trânsito

Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério servirá de área de embarque e desembarque, sendo que o fluxo de veículos ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez e, por essa razão, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente fechada.

 

Nas proximidades do cemitério de Planaltina, um trecho da via que dá acesso ao local ficará fechado para o tráfego de veículos. Em Sobradinho, o estacionamento em frente ao cemitério, será reservado a PCDs e idosos. As equipes do Detran-DF estarão nos locais citados e, em caso de necessidade, poderão realizar intervenções pontuais no trânsito.

 

Edição: João Roberto e Agência Brasília