Alexandre Rabelo Patury
Alexandre Rabelo Patury é delegado da Polícia Federal desde 2006. Com formação em Direito, pela Universidade da Amazônia – Unama, tem mestrado em Administração Pública, pela Universidade de Brasília (UnB). A formação inclui, ainda, o curso Brazilian Law Enforcement Executive Development, pelo FBI Academy, nos Estados Unidos.
Antes de ocupar o cargo de Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), estava lotado na Coordenação Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP), da Polícia Federal.
Anteriormente, ocupou cargos em diferentes áreas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre 2019 e 2022. O último deles, em 2022, como Diretor do Departamento de Migrações, quando foi lançado, em 2022, o Sistema de Informação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (SISETP), essencial para consolidação de informações sobre atendimentos às vítimas de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes.
No MJSP, também assumiu as funções de substituto do Secretário Nacional de Justiça, Diretor Substituto do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, Presidente Substituto do Comitê Nacional para Refugiados – CONARE e presidente substituto do Conselho Nacional de Imigração – CNIg.
Na Polícia Federal, atuou como coordenador-geral de Polícia de Imigração, entre 2016 e 2019, como chefe da Divisão de Planejamento e Controle, e Coordenador de Administração, trabalhando também nas áreas de tecnologia da informação, telecomunicações e logística policial no período de 2006 a 2016.
Antes de ingressar na carreira de delegado federal, foi analista do Ministério Público da União, em 2005, e advogado nas áreas trabalhista e penal. Patury também ministrou aulas em preparatórios para concursos públicos, na área de Direito Penal e Processo Penal.