Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/06/24 às 17h10 - Atualizado em 26/06/24 às 17h10

­čÜĘ­čÜŚOpera├ž├úo DF Livre de Carca├žas j├í recolheu mais de 1,3 mil ve├şculos no primeiro semestre

Ag├¬ncia Bras├şlia

A Opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas desembarcou em Ceil├óndia na semana passada e j├í recolheu mais de 50 ve├şculos nas ├íreas Sul e Norte da cidade. Com o intuito de trazer mais seguran├ža e evitar poss├şveis focos de doen├žas que atingem a comunidade local, o programa j├í recolheu, neste primeiro semestre, mais de 1.300 carca├žas em 22 regi├Áes administrativas do DF.

Em 2023 foram realizadas 104 a├ž├Áes integradas, que resultaram na retirada de 1.132 ve├şculos abandonados nas ruas do DF, 337,06% a mais do que em 2022 | Fotos: Paulo H. Carvalho/Ag├¬ncia Bras├şlia

O ├║ltimo balan├žo da Secretaria de Seguran├ža P├║blica do Distrito Federal (SSP-DF) aponta que o trabalho tem aumentado a cada ano. Em 2023 foram realizadas 104 a├ž├Áes integradas, que resultaram na retirada de 1.132 ve├şculos abandonados nas ruas do DF, 337,06% a mais do que em 2022. Em 2021 foram 306 carca├žas retiradas. Ao todo, desde o in├şcio do programa da SSP-DF, foram recolhidas 2.145 carca├žas em Bras├şlia.

ÔÇťIsso reduz a sensa├ž├úo de inseguran├ža e tamb├ęm evita o risco ├á sa├║de p├║blica, eliminando focos da dengue, por exemplo. Para pessoas de m├í-f├ę, os ve├şculos em carca├ža servem como locais para guarda de objetos furtados, al├ęm de um esconderijo de drogas ou armasÔÇŁ, explica o coordenador do DF Livre de Carca├žas, sargento Reinaldo Almeida.

O programa ├ę uma for├ža-tarefa coordenada pela Secretaria de Seguran├ža P├║blica que atua de forma integrada com diversos ├│rg├úos, como Pol├şcia Militar (PMDF), Departamento de Tr├ónsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Secretaria DF Legal, Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival-SES), Novacap, Servi├žo de Limpeza Urbana (SLU) ÔÇô al├ęm das administra├ž├Áes regionais.

ÔÇťPara pessoas de m├í-f├ę, os ve├şculos em carca├ža servem como locais para guarda de objetos furtados, al├ęm de um esconderijo de drogas ou armasÔÇŁ, explica o coordenador do DF Livre de Carca├žas, sargento Reinaldo Almeida

Opera├ž├úo cont├şnua

De acordo com Almeida, os setores de oficina geralmente s├úo locais que produzem muitas carca├žas e ve├şculos em estado de abandono, que podem apresentar restri├ž├úo judicial, al├ęm de restri├ž├úo de roubo e furto. ÔÇť├ë uma opera├ž├úo ininterrupta, ent├úo ├ę importante que os propriet├írios de ve├şculos que estejam nesse estado de abandono tamb├ęm possam agir, tanto retirando os ve├şculos deste estado, quanto guardando em local fechado e coberto como deve ser. E que a popula├ž├úo em geral fa├ža as den├║nciasÔÇŁ, refor├ža o sargento.

No m├¬s de julho as opera├ž├Áes em Bras├şlia alcan├žar├úo as regi├Áes da Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro, Sudoeste, Candangol├óndia e Estrutural. A opera├ž├úo, al├ęm de recolher carros abandonados, identifica desordens como mato alto, falta de ilumina├ž├úo, focos de dengue, entre outros fatores que incidem diretamente na preven├ž├úo criminal, na seguran├ža e na sa├║de p├║blica.

A popula├ž├úo pode contribuir denunciando pontos de ac├║mulo pelo telefone da ouvidoria (162) ou pelos Conselhos Comunit├írios de Seguran├ža (Consegs) e administra├ž├Áes regionais. As den├║ncias tamb├ęm podem ser enviadas por e-mail para o endere├žo┬ádflivredecarcacas@ssp.df.gov.br.