Governo do Distrito Federal
12/01/23 às 14h32 - Atualizado em 12/01/23 às 16h14

📄Equipe retorna à Secretaria de Segurança Pública do DF

Ascom – SSP/DF

 

Por decisão do interventor nomeado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, gestores que haviam sido exonerados nos primeiros dias de janeiro deste ano voltam a fazer parte da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). Eles integravam a equipe liderada pelo então secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, exonerado no último dia 2 de janeiro. As nomeações estão na edição extra desta quarta-feira (1) do Diário Oficial do DF (DODF).

 

Com experiência em áreas estratégicas, os servidores participaram da elaboração do planejamento operacional colocado em prática no dia da posse presidencial ocorrida na Esplanada dos Ministérios.

 

“Tenho plena confiança na Polícia Militar do DF, na Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. São homens e mulheres valorosos. As pessoas agora renomeadas são as mesmas que lideraram a operação de segurança exemplar no dia da posse do presidente”, ressalta o Cappelli.

 

Milton Neves, delegado da Polícia Federal (PF), foi reconduzido à Secretaria Executiva de Segurança Pública, cargo que ocupou por quase dois anos. Neves é formado em Direito e com especialização pela Escola Superior do Ministério Público. Em sua trajetória na PF atuou em diferentes cidades no Acre (AC), onde atuou em ações de repressão e desvios de recursos públicos e corrupção, tráfico de drogas, crimes ambientais, eleitorais e contra a vida. Antes de ingressar na corporação, foi agente na Polícia Civil do DF (PCDF).

 

Já George Couto, que retorna ao cargo de subsecretário de Inteligência da pasta, ocupava o cargo desde 2019. Couto é delegado de Polícia Civil e foi responsável por criar o Curso de Inteligência de Segurança Pública. A integração entre agências de inteligência de Segurança Pública local e federal foi a marca em cada uma das quatro edições do curso. O subsecretário é formado em direito e pós-graduado em ciências-criminais. Ele ingressou na atividade de inteligência em 2010, quando passou a atuar na Divisão de Inteligência e Gestão da Informação da PCDF.

 

Outro gestor que retorna à pasta é Heitor Antunes. Ele volta à pasta como subsecretário de Ensino e Gestão de Pessoas, cargo em que esteve nomeado por quase um ano. Antunes é coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) e se especializou em Aviação de Caça. Com todos os cursos necessários na carreira, ele realizou capacitações em diversas áreas enquanto subsecretário da SSP/DF.

 

Novo comandante na PMDF

Na última terça-feira (10), o interventor Ricardo Capelli nomeou o então subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Klepter Rosa Gonçalves, como titular da corporação. O coronel atuava como chefe do Estado-Maior do Comando-Geral da PMDF — terceiro cargo mais alto na hierarquia da corporação.