Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/09/23 às 16h24 - Atualizado em 25/09/23 às 15h28

­čÜť­čÜŚDF Livre de Carca├žas recolhe ve├şculos em Vicente Pires e na Candangol├óndia

Ag├¬ncia Bras├şlia

A Opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas esteve em Vicente Pires nesta semana. Em dois dias, quarta (20) e quinta (21), a a├ž├úo recolheu 15 ve├şculos abandonados. Na ter├ža-feira (19), a opera├ž├úo foi realizada na Candangol├óndia, onde oito ve├şculos foram coletados. Com essas a├ž├Áes, chega a 895 o n├║mero de ve├şculos recolhidos das ruas do Distrito Federal neste ano.

Al├ęm de contribuir para a sensa├ž├úo de seguran├ža da popula├ž├úo, a retirada de ve├şculos abandonados tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito┬áAedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. ÔÇťA opera├ž├úo visa a organiza├ž├úo da cidade e limpeza das vias. Existem lugares que est├úo com ve├şculos abandonados h├í anos. Alguns s├úo produtos de furto ou roubo e se tornam dep├│sitos de insetos proliferados de doen├žas, abrigo para pessoas em situa├ž├úo de rua e at├ę mesmo um dep├│sito para o crimeÔÇŁ, conta o major Marcello Moror├│, respons├ível pela Opera├ž├úo DF Livre de Carca├žas.

Al├ęm de contribuir para a sensa├ž├úo de seguran├ža da popula├ž├úo, a retirada de ve├şculos abandonados elimina criadouros do Aedes aegypti | Foto: L├║cio Bernardo Jr./ Ag├¬ncia Bras├şlia

Diversos ├│rg├úos do GDF participam das a├ž├Áes, coordenadas pela Secretaria de Seguran├ža P├║blica do DF (SSP-DF). O grupo ainda re├║ne as administra├ž├Áes regionais, representantes da Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF), Departamento de Tr├ónsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Servi├žo de Limpeza Urbana (SLU), DF Legal e Secretaria de Sa├║de, por meio da Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival).

As opera├ž├Áes ocorrem semanalmente, seguindo um cronograma j├í pr├ę-estabelecido. ÔÇťAtenderemos todas as regi├Áes administrativas do DF, s├úo a├ž├Áes que acontecem desde 2020, de l├í at├ę agora foram removidos 1.908 ve├şculos abandonados nas ruas. Neste ano, foram 895ÔÇŁ, ressalta Moror├│.

O respons├ível pela opera├ž├úo destaca ainda que muitas das vezes quando chegam nas cidades para executar a interven├ž├úo, muitos dos ve├şculos j├í foram removidos pelos propriet├írios. ÔÇťDamos ao propriet├írio a oportunidade de resolver a situa├ž├úo e muitas vezes ao receber a notifica├ž├úo, eles arrumam uma forma de remover o ve├şculo, o que ├ę um fator positivo . Ent├úo, quando chegamos nas cidades, 50% dos problemas j├í est├úo resolvidosÔÇŁ, afirma.

Como denunciar

A popula├ž├úo tamb├ęm pode participar do programa denunciando e informando os locais em que se encontram ve├şculos abandonados. As den├║ncias podem ser feitas pelo e-mail┬ádflivredecarcacas@ssp.df.gov.br. No contato, ├ę importante informar o endere├žo dos ve├şculos, ponto de refer├¬ncia e, se poss├şvel, enviar fotos. As informa├ž├Áes tamb├ęm podem ser encaminhadas por meio da Ouvidoria do GDF, pelo site Participa DF ou pelo n├║mero 162, e nas pr├│prias administra├ž├Áes regionais.