Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/06/24 Ă s 18h11 - Atualizado em 21/06/24 Ă s 18h21

🚹🔎Curso de InteligĂȘncia em Segurança PĂșblica certifica mais 32 servidores

Carolina Alonso, da Ascom SSP-DF

Iniciada hĂĄ um mĂȘs, a sexta edição do Curso de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica 2024 (Cisp 2024) foi concluĂ­da nesta sexta-feira (21) por servidores de ĂłrgĂŁos locais e federais. A capacitação, realizada por meio da Subsecretaria de InteligĂȘncia (SI) da Secretaria de Segurança PĂșblica do Distrito Federal (SSP), certificou 32 alunos nesta. A cerimĂŽnia de encerramento ocorreu no auditĂłrio da Escola de Governo (Egov).

O objetivo foi promover o alinhamento e a integração entre instituiçÔes e ĂłrgĂŁos distritais, estaduais e federais, criando e fortalecendo uma rede de segurança pĂșblica entre ĂĄreas de educação e forças policiais.

O curso busca proporcionar aprendizado teĂłrico e prĂĄtico, contextualizado com situaçÔes reais e cotidianas da atividade de inteligĂȘncia | Foto: Divulgação/SSP

Foram 176 horas/aula ministradas por 23 instrutores de 8 diferentes ĂłrgĂŁos do GDF. A capacitação em inteligĂȘncia exerce um papel fundamental em especialização, integração e, principalmente, no fortalecimento do canal tĂ©cnico por meio do estreitamento dos vĂ­nculos de confiança entre os operadores desta atividade.

O curso busca proporcionar aprendizado teĂłrico e prĂĄtico, contextualizado com situaçÔes reais e cotidianas da atividade de inteligĂȘncia. “Nesta edição, tivemos um diferencial: um alinhamento tĂ©cnico por meio de treinamento e capacitação de servidores de diversas ĂĄreas, com uma metodologia ativa, fugindo da relação professor/aluno. A intenção Ă© treinĂĄ-los para a construção das prĂłprias soluçÔes”, disse o coordenador do curso e subsecretĂĄrio de InteligĂȘncia da SSP, Marcelo Portela.

A professora Ana Beatriz, aluna do curso e oradora da turma, destacou o desafio de estar sempre em condição de aprendizado: “O conhecimento nos desafia constantemente a ver uma realidade totalmente nova. Se juntarmos inteligĂȘncia, planejamento e preparação, teremos uma rede realmente revolucionĂĄria de soluçÔes ativas e atĂ© prevenção de crimes. Com certeza, nossa equipe demonstra mais comprometimento e integração apĂłs esses 30 dias intensivos”.

De acordo com o chefe de gabinete da SSP-DF, Thiago Costa, o curso atende aos preceitos da PolĂ­tica Distrital de Segurança PĂșblica do Distrito Federal. “Usar a InteligĂȘncia Ă© poder atuar da melhor forma possĂ­vel para resolver problemas, anteceder situaçÔes. Segurança pĂșblica parte do princĂ­pio da integralidade, o que nosso secretĂĄrio de Segurança do DF, Sandro Avelar, prioriza”, informou Thiago.

A cerimĂŽnia de encerramento e entrega de diplomas ocorreu nesta sexta-feira (21), no auditĂłrio da Escola de Governo (Egov) e contou com a participação do controlador-geral do DF, Daniel Alves, da vice-diretora executiva da Escola de Governo, Raquel Aben-Athar, do chefe do Estado Maior da PolĂ­cia Militar do Distrito Federal, Coronel Antunes, e do coordenador-geral de InteligĂȘncia da Secretaria Nacional de Segurança PĂșblica, FlĂĄvio Reis.

Edição: Adriana Machado e AgĂȘncia BrasĂ­lia