Governo do Distrito Federal
25/01/23 às 14h53 - Atualizado em 25/01/23 às 14h58

Concurso oferece 2,1 mil vagas para ingresso na Polícia Militar

Aprovados ingressarão como soldados, com remuneração inicial de cerca de cinco mil reais até a conclusão do curso de formação. Inscrições iniciam em março

 

Foto: Divulgação CCS/PMDF

Foto: Divulgação CCS/PMDF

O novo edital do concurso público para admissão na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi publicado nesta terça-feira (24), em seção extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O normativo prevê 2,1 mil vagas, das quais 1,4 mil são referentes à formação de cadastro reserva.

 

Segundo o interventor Ricardo Cappelli, o “objetivo é recompor o efetivo da corporação e fortalecer a segurança pública na capital federal”.

 

As provas objetiva e de redação serão aplicadas em Brasília (DF), podendo ser aplicadas também em outras regiões administrativas do Distrito Federal, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação. Serão cobrados conhecimentos gerais, de língua portuguesa e inglesa, matemática e raciocínio lógico, atualidades, legislação aplicada à PMDF, além de outros conhecimentos detalhados no edital normativo. Além da prova e da redação, o candidato também deverá passar por teste de aptidão física, avaliação médica, odontológica e psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social.

 

Os aprovados ingressarão no Curso de Formação de Praças (CFP) e serão incluídos no Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes (QPPMC) na condição de Soldado de 2ª Classe, com remuneração, até a formatura, de R$ 5.336.96. Durante o curso exercerão atividades estudantis, em regime de dedicação integral, além de atividades atreladas à formação policial, conforme normas e regulamentos da Escola de Formação de Praças (EsFP). Ao final do CFP, os alunos aprovados serão promovidos a Soldado de 1ª Classe.

 

O concurso será executado pelo Instituto Assessoria e Organização de Concursos Públicos (AOCP) e as inscrições poderão ser realizadas pelo eletrônico www.institutoaocp.org.br a partir das 09h do dia 7 de março até às 12h do dia 10 de abril deste ano, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e a validade do concurso é de dois anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período. O edital está disponível no site da AOCP.