Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/05/23 Ă s 14h07 - Atualizado em 22/05/23 Ă s 14h10

đŸ’»đŸ€ŸđŸœCentrais de emergĂȘncia 190 e 193 iniciam atendimento em Libras

AgĂȘncia BrasĂ­lia

Para garantir acessibilidade nos serviços pĂșblicos, o Governo do Distrito Federal (GDF) incluiu nas centrais de atendimento de emergĂȘncia 190, da PolĂ­cia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros Militar, o atendimento na LĂ­ngua Brasileira de Sinais (Libras) para as pessoas com deficiĂȘncia auditiva e ou/de fala.

Centro de OperaçÔes do Corpo de Bombeiros Militar atua integrado com atendimento inclusivo | Foto: Joel Rodrigues/AgĂȘncia BrasĂ­lia

Para o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, Sandro Avelar, a medida estĂĄ promovendo a inclusĂŁo: “A acessibilidade em Libras nos canais de atendimento de emergĂȘncia Ă© essencial para a inclusĂŁo da população. Essa era uma demanda, e nos debruçamos em busca do melhor caminho para acesso do cidadĂŁo a esses serviços pĂșblicos”.

“Estamos nos adequando a esse processo, que vai facilitar o acesso aos serviços dos bombeiros para esse pĂșblico”CapitĂŁo Reginaldo Machado, do CBMDF

De acordo com o subchefe do Centro de OperaçÔes da PolĂ­cia Militar (Copom), major MĂĄrcio Silva, o serviço Ă© acessado por meio dos sites institucionais das corporaçÔes e totalmente integrado com a Central 156. “Foi feito um fluxo ajustado e acertado entre as duas centrais”, conta. “Os atendentes do 156 agem como intĂ©rpretes nesse atendimento, sĂŁo a nossa ponte entre o cidadĂŁo e os operadores da PMDF”.

Os atendentes intĂ©rpretes da Central de Atendimento ao CidadĂŁo participaram de um treinamento com a equipe da PMDF. “Eles presenciaram a complexidade e importĂąncia das informaçÔes que precisam coletar das pessoas”, explica o coordenador da Central de Relacionamento do GDF, Joran Freire. “AlĂ©m disso, sabem que, como sĂŁo serviços de urgĂȘncia, requerem mais atenção, empatia, pois a pessoa pode estar em situação de risco”.

Como funciona

O serviço pode ser acessado no site da PolĂ­cia Militar ou do Corpo de Bombeiros – ambos possuem o Ă­cone do atendimento em Libras. Basta clicar na imagem: apĂłs um cadastro rĂĄpido, começa a videochamada. Um profissional da Central de Atendimento ao CidadĂŁo do DF (156) aciona o 190 ou 193 e fala com um atendente das corporaçÔes ao mesmo tempo em que registra a ocorrĂȘncia, intermediando a chamada. O atendimento funciona 24h, todos os dias da semana.

Para acessar os serviços do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), o processo e a integração entre as equipes funcionam da mesma forma. “Estamos nos adequando a esse processo, que vai facilitar o acesso aos serviços dos bombeiros para esse pĂșblico”, enfatiza o capitĂŁo do CBMDF, Reginaldo Machado. “O nosso protocolo de atendimento se manterĂĄ o mesmo, padronizado internacionalmente. Temos oito minutos para atender as ocorrĂȘncias, desde o momento do registro dela em sistema na Central atĂ© a chegada dos socorristas no local demandado”.

Atendimento em Libras
De acordo com Joran Freire, o suporte jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel em outros quatro canais de atendimento do Governo: Central do CidadĂŁo (156), Ouvidoria (162), Disque SaĂșde (160) e Procon (151). A assistĂȘncia Ă s pessoas com deficiĂȘncia Ă© feita por meio dos sites desses ĂłrgĂŁos.

“Hoje, recebemos entre 400 a 500 chamadas por mĂȘs para esses serviços”, aponta o coordenador da Central de Relacionamento do GDF. “Em breve, vamos oferecer o atendimento em Libras nas centrais do Detran e incluir novos serviços para ampliar ainda mais a acessibilidade e a inclusĂŁo nos canais de atendimento do governo.”

Arte: AgĂȘncia BrasĂ­lia