Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/10/23 Ă s 18h11 - Atualizado em 19/10/23 Ă s 18h24

đŸ–đŸŒđŸ‘§đŸœđŸ‘ŠđŸŒCeilĂąndia recebe curso contra violĂȘncia de gĂȘnero voltado para estudantes

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com objetivo de sensibilizar, capacitar e transformar a visĂŁo dos jovens sobre o papel crucial que desempenham na prevenção da violĂȘncia contra meninas e mulheres, a Secretaria de Segurança PĂșblica do DF (SSP-DF) realiza em CeilĂąndia o curso Promotor de Segurança CidadĂŁ. O encontro ocorre atĂ© sexta-feira (20) no Teatro Newton Rossi, localizado no Sesc da regiĂŁo. A abertura foi nesta quinta-feira (19), com palestras e dinĂąmicas entre os estudantes das escolas.

 

Cerca de 420 adolescentes de 12 escolas de ensino médio da Ceilùndia participam da capacitação | Fotos: Divulgação/SSP-DF

As temĂĄticas escolhidas para as palestras, ministradas especialistas, variam entre a construção da autoconfiança, identificação, prevenção e combate Ă  violĂȘncia de gĂȘnero, enfrentamento ao trĂĄfico de meninas e mulheres, reconhecimento e ruptura de ciclos de namoro abusivo, gerenciamento de conflitos e enfrentamento da violĂȘncia domĂ©stica e familiar, alĂ©m de conscientização sobre crimes cibernĂ©ticos e cyberbullying. Cerca de 420 adolescentes de 12 escolas de ensino mĂ©dio da CeilĂąndia participam da capacitação.

 

“Nestes dois dias, eles terĂŁo a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos para a promoção da equidade de gĂȘnero, respeito e nĂŁo-discriminação. O objetivo do curso nĂŁo Ă© apenas informar, mas tambĂ©m inspirar os jovens a se tornarem agentes ativos na construção de comunidades mais seguras e inclusivas”, ressalta o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, Sandro Avelar.

 

“Investir na educação de nossa juventude Ă© essencial para que eles se tornem defensores da igualdade de gĂȘnero e agentes de mudança em suas comunidades. A prevenção começa com a educação e essa temĂĄtica transversal nos possibilita atuar com diferentes ĂłrgĂŁos do Governo do Distrito Federal, que tem o enfrentamento da violĂȘncia de gĂȘnero como tema prioritĂĄrio em açÔes”, completa Avelar.

 

A secretĂĄria da Mulher, Giselle Ferreira, foi uma das palestrantes do primeiro dia do evento. “Ao sensibilizar os jovens sobre a indispensĂĄvel missĂŁo de enfrentar todas as formas de violĂȘncia contra meninas e mulheres, estamos moldando um futuro mais seguro e respeitoso para todos. O inĂ­cio dessa transformação acontece nas escolas, sendo iniciativas como esta palestra cruciais para estabelecer uma base sĂłlida que promova o reconhecimento das diversas vulnerabilidades que as mulheres enfrentam. Nosso maior objetivo Ă© construir uma sociedade justa, igualitĂĄria, livre de medo e violĂȘncia”.

 

A SSP-DF realiza em Ceilùndia o curso Promotor de Segurança Cidadã

O secretĂĄrio-executivo de Segurança PĂșblica do DF, Alexandre Patury, falou da participação dos jovens para a mudança de cenĂĄrio e de comportamentos. “A violĂȘncia de gĂȘnero Ă© uma realidade que precisamos enfrentar com determinação. Com o curso de promotor de segurança cidadĂŁ, estamos capacitando nossa juventude para ser parte da solução, identificando situaçÔes de violĂȘncia e apoiando as vĂ­timas”.

 

Para a subsecretĂĄria de Prevenção Ă  Criminalidade da SSP-DF, Regilene Rozal, a prevenção Ă  violĂȘncia de gĂȘnero deve ser uma prioridade, tanto do poder pĂșblico quanto da sociedade civil. “É preciso haver uma convergĂȘncia de esforços. Este curso, dirigido a pessoas ainda em desenvolvimento, representa um importante passo para vislumbrarmos um futuro com uma sociedade mais equĂąnime e menos violenta, notadamente para as nossas mulheres, que, historicamente, sofrem os efeitos nocivos do modelo social patriarcal que um dia aprendemos e ainda reproduzimos nos dias de hoje, mas que, certamente, precisa ser repensado”.

 

A servidora da SSP/DF, Mariana Sousa, falou sobre trĂĄfico de pessoas para os alunos

 

A representante da Secretaria de Educação, professora Ana Beatriz Goldstein, que tambĂ©m Ă© presidente da ComissĂŁo Permanente Pela Paz nas Escolas, falou da importĂąncia da capacitação. “Esse curso Ă© uma demonstração do compromisso da Secretaria de Educação em criar um ambiente seguro e acolhedor nas escolas, onde todas as meninas e mulheres se sintam protegidas e respeitadas. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que nossos promotores de segurança cidadĂŁ terĂŁo em suas comunidades.”

 

O curso Promotor de Segurança Cidadã jå ocorreu em outras regiÔes administrativas, como Sobradinho, Recanto das Emas e Taguatinga. Estão previstas outras 12 ediçÔes do projeto para o próximo ano.

Governo do Distrito Federal