21/06/24 às 18h11 - Atualizado em 21/06/24 às 18h21

🚨🔎Curso de Inteligência em Segurança Pública certifica mais 32 servidores

Carolina Alonso, da Ascom SSP-DF

Iniciada há um mês, a sexta edição do Curso de Inteligência de Segurança Pública 2024 (Cisp 2024) foi concluída nesta sexta-feira (21) por servidores de órgãos locais e federais. A capacitação, realizada por meio da Subsecretaria de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP), certificou 32 alunos nesta. A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Escola de Governo (Egov).

O objetivo foi promover o alinhamento e a integração entre instituições e órgãos distritais, estaduais e federais, criando e fortalecendo uma rede de segurança pública entre áreas de educação e forças policiais.

O curso busca proporcionar aprendizado teórico e prático, contextualizado com situações reais e cotidianas da atividade de inteligência | Foto: Divulgação/SSP

Foram 176 horas/aula ministradas por 23 instrutores de 8 diferentes órgãos do GDF. A capacitação em inteligência exerce um papel fundamental em especialização, integração e, principalmente, no fortalecimento do canal técnico por meio do estreitamento dos vínculos de confiança entre os operadores desta atividade.

O curso busca proporcionar aprendizado teórico e prático, contextualizado com situações reais e cotidianas da atividade de inteligência. “Nesta edição, tivemos um diferencial: um alinhamento técnico por meio de treinamento e capacitação de servidores de diversas áreas, com uma metodologia ativa, fugindo da relação professor/aluno. A intenção é treiná-los para a construção das próprias soluções”, disse o coordenador do curso e subsecretário de Inteligência da SSP, Marcelo Portela.

A professora Ana Beatriz, aluna do curso e oradora da turma, destacou o desafio de estar sempre em condição de aprendizado: “O conhecimento nos desafia constantemente a ver uma realidade totalmente nova. Se juntarmos inteligência, planejamento e preparação, teremos uma rede realmente revolucionária de soluções ativas e até prevenção de crimes. Com certeza, nossa equipe demonstra mais comprometimento e integração após esses 30 dias intensivos”.

De acordo com o chefe de gabinete da SSP-DF, Thiago Costa, o curso atende aos preceitos da Política Distrital de Segurança Pública do Distrito Federal. “Usar a Inteligência é poder atuar da melhor forma possível para resolver problemas, anteceder situações. Segurança pública parte do princípio da integralidade, o que nosso secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, prioriza”, informou Thiago.

A cerimônia de encerramento e entrega de diplomas ocorreu nesta sexta-feira (21), no auditório da Escola de Governo (Egov) e contou com a participação do controlador-geral do DF, Daniel Alves, da vice-diretora executiva da Escola de Governo, Raquel Aben-Athar, do chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Antunes, e do coordenador-geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Flávio Reis.

Edição: Adriana Machado e Agência Brasília