6/10/23 às 11h55 - Atualizado em 23/01/24 às 16h04

DF Livre de Carcaças

O DF Livre de Carcaças é um programa coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), integrado com a Polícia Militar, Detran, DER, DF Legal, Diretoria de Vigilância Ambiental, Novacap, entre outros órgãos, como as administrações regionais.

Trata-se de uma ação contínua de retirada de veículos abandonados por todo o DF e que acabam por causar transtornos na segurança pública e na saúde da população, inserida no eixo “Cidade Mais Segura”, do programa “DF Mais Seguro – Segurança Integral“.

Ou seja, além de contribuir para a sensação de segurança da população, a retirada de veículos abandonados elimina criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Estas carcaças são consideradas com uma desordem social que podem multiplicar focos de mosquitos transmissores da dengue e demais doenças, como podem servir de abrigo para criminosos ou mesmo pontos para cometimento de crimes diversos e atos de vandalismo.

O programa funciona, essencialmente, por meio de demandas da população e das administrações regionais. Por isso, é importante que a sociedade esteja envolvida, denunciando e, também, não abandonando os veículos em espaços públicos.

Conforme último balanço disponível do programa, foram recolhidas 1.132 carcaças das ruas do DF no ano passado, 337,06% a mais do que em todo o ano de 2022, quando foram feitos 259 recolhimentos. Em todo o ano de 2021 foram 306 e, no ano de 2020, foram recolhidas 448 carcaças. Desde 2020, quando começou o programa da SSP/DF, foram recolhidas 2.145 carcaças no DF.

Denúncias
A sociedade pode contribuir denunciando através do telefone da Ouvidoria no número 162 ou pelos Conselhos de Segurança e Administrações Regionais. Além disso, as denúncias podem ser enviadas por e-mail para o endereço dflivredecarcacas@ssp.df.gov.br.