Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/04/24 às 14h55 - Atualizado em 25/04/24 às 14h55

🚨👮🏼‍♀️15º Batalhão da PM na Estrutural oferece mais segurança em área estratégica

Adriana Machado, da Ascom SSP-DF

 

Em fase inicial de construção, o 15º Batalhão de Polícia Militar, na Estrutural, será erguido na área especial em frente ao balão de entrada da cidade, localização estratégica para garantir mais segurança tanto para os profissionais da corporação quanto para a comunidade.

 

Há mais de uma década, o grupamento policial da região funciona em sedes provisórias, sem as condições necessárias para o trabalho com conforto e segurança dos militares. As obras da nova sede foram iniciadas em março, uma demanda antiga dos cerca de 48 mil moradores da região.

 

O investimento previsto para a construção é de R$ 9 milhões | Arte: PMDF

 

Após menos de um mês do início do serviço, o terreno passou pela etapa de terraplanagem e agora está em fase de escavação do poço de amortecimento de águas pluviais e alocação das estacas. Segundo a corporação, o serviço está dentro do cronograma, previsto para ser concluído em 12 meses.

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 9 milhões na obra, que gerou 60 empregos diretos e indiretos, ainda nesta fase inicial. Com uma área construída de 960 m², o novo quartel terá dois pavimentos e contará com bloco administrativo, estacionamento para viaturas e motocicletas, alojamento, espaço apropriado para guardar o armamento da corporação e outros equipamentos, além de guarita.

 

Há ainda previsão de local para treinamento e formações do grupo e reuniões com a comunidade, priorizando condições de acessibilidade em todas as estruturas.

 

Com uma área construída de 960 m², o novo quartel terá dois pavimentos e contará com bloco administrativo, estacionamento para viaturas e motocicletas, alojamento, espaço apropriado para guardar o armamento da corporação e outros equipamentos, além de guarita | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

 

Novas instalações

De acordo com o subcomandante do 15º BPM, capitão Renato Lindinger, as novas instalações vão contribuir para aumentar a sensação de segurança, bem como garantir mais agilidade na assistência às seis áreas atendidas pelo batalhão: Estrutural, SCIA, SIA, Assentamento 26 de Setembro, Cidade do Automóvel e Setor de Transporte Rodoviário de Cargas (STRC).

 

“Com a conclusão das obras, teremos, de fato, um quartel”, frisa o subcomandante. “Isso significa melhores condições de trabalho, para que o policial possa se sentir valorizado a prestar um melhor serviço à comunidade. Valorização não é apenas salário, é ter boas condições de trabalho e um ambiente agradável também”.

 

De acordo com o administrador regional da Estrutural/SCIA, Alceu Prestes de Mattos, a construção do batalhão é uma conquista para a região administrativa, após muitos anos de espera. Além disso, trata-se de uma profissão que lida constantemente com a criminalidade e situações de emergência, portanto, carece de instalações adequadas.

 

“Os policiais precisam ter um local cômodo e adequado para trabalhar, para garantir a segurança dos moradores. Ninguém chega a uma delegacia com uma flor para conversar com o agente de segurança, sempre chega com um problema. Então o ser humano que trabalha com isso tem que ter conforto para desempenhar melhor suas funções”, ressalta Prestes.

 

 

Governo do Distrito Federal