6/04/21 Ă s 18h17 - Atualizado em 9/04/21 Ă s 12h10

âœ‹đŸŒđŸ‘©đŸŒâ€đŸŠ°đŸ‘©đŸżâ€đŸŠ± Voltam a funcionar os nĂșcleos da PCDF de atendimento Ă  mulher

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

A Secretaria de Segurança PĂșblica planeja que outras delegacias tenham o mesmo espaço de acolhimentos das agredidas | Foto: Divulgação/SSP

ApĂłs recesso e suspensĂŁo de atividades, devido ao agravamento da pandemia, voltam a funcionar, a partir desta semana, as quatro unidades do NĂșcleo Integrado de Atendimento Ă  Mulher (Nuiam) da PolĂ­cia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os serviços estĂŁo disponĂ­veis de forma presencial.

“Lançamos o programa Mulher Mais Segura. O nosso foco Ă© a proteção das vĂ­timas, mas precisamos dar o melhor atendimento e acolhimento, para que ela se sinta segura, quando a violĂȘncia acontece” JĂșlio Danilo, secretĂĄrio de Segurança PĂșblica

As unidades do Nuiam sĂŁo espaços que integram a polĂ­tica de acolhimento Ă s mulheres vĂ­timas de violĂȘncia domĂ©stica e familiar. EstĂŁo localizados na 29ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia (DP), no Riacho Fundo; junto Ă  38ÂȘ DP, em Vicente Pires, e nas duas unidades da Delegacia de Atendimento Ă  Mulher (Deam).

O atendimento nos locais é multidisciplinar, buscando ofertar acolhimentos nas åreas de psicologia, direito e serviço social. Para isso, foram firmadas parcerias com instituiçÔes de ensino superior e organizaçÔes das sociedades civis.

Vítimas recebem orientação psicológica e sobre seus direitos, como manter a guarda dos filhos e receber cestas båsicas | Foto: Divulgação/ SSP

Mulher Mais Segura

Para o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, JĂșlio Danilo, esses locais sĂŁo de extrema importĂąncia para o acolhimento e direcionamento das vĂ­timas.

“O combate Ă  violĂȘncia contra a mulher Ă© uma das prioridades da Segurança PĂșblica e do Governo do Distrito Federal”, destacou o gestor. “Lançamos no mĂȘs passado o programa Mulher Mais Segura, que engloba o fortalecimento dessa e de outras açÔes das forças de segurança. O nosso foco Ă© a proteção das vĂ­timas, mas precisamos dar o melhor atendimento e acolhimento, para que ela se sinta segura, quando a violĂȘncia acontece”.

Busca ativa

De acordo com a coordenadora-geral das unidades do Nuiam, Jun’Áurea Carvalho, o objetivo Ă© realizar uma busca ativa dos casos de violĂȘncia contra a mulher e recebĂȘ-la de forma diferenciada, em um ambiente separado da delegacia.

“Queremos evitar que a mulher seja revitimizada, propiciando a ela um acolhimento integrado, o que possibilitarĂĄ a ela superar a situação de violĂȘncia da melhor forma”, pontua. “Por isso, contamos com os atendimentos das instituiçÔes de ensino superior para que elas sejam direcionadas e acolhidas num momento tĂŁo complicado, em que essa mulher precisa estar segura para interromper o ciclo de violĂȘncia no qual estĂĄ inserida.”

Os locais dispÔem de espaços infantis para facilitar o atendimento das mães

Nos locais, alĂ©m do registro da ocorrĂȘncia policial, Ă© ofertado o suporte psicolĂłgico, juntamente com informaçÔes relacionadas aos direitos bĂĄsicos dessa mulher. “Muitas mulheres ficam apreensivas em perder a guarda dos filhos; nĂŁo sabem como poderĂŁo se manter financeiramente. No Nuiam, damos toda a assistĂȘncia a essas mulheres, inclusive sobre os benefĂ­cios sociais como cestas bĂĄsicas”, explica Jun’Áurea.

Nos Nuaiams que funcionam no Riacho Fundo e em Vicente Pires, Ă© feito o agendamento para atender essas mulheres a partir dos boletins de ocorrĂȘncia. JĂĄ nas Deams I e II, como a rotatividade Ă© maior por conta do atendimento ao pĂșblico-alvo, nĂŁo Ă© necessĂĄrio agendamento. O serviço Ă© oferecido quando a vĂ­tima estĂĄ sendo atendida no balcĂŁo, detalha a coordenadora.

HorĂĄrios

Na Deam I, o funcionamento do nĂșcleo ocorre Ă s segundas e terças, das 13h30 Ă s 18h30; e Ă s quintas-feiras, das 13h Ă s 19h. Na Deam II, o atendimento Ă© oferecido Ă s terças e quartas-feiras, das 13h Ă s 18h.

Os atendimentos dos nĂșcleos do Riacho Fundo e de Vicente Pires ocorrem das 13h Ă s 19h, Ă s segundas e quartas-feiras.

ExpansĂŁo

A Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP) trabalha para a expansĂŁo dos serviços, de forma que outras delegacias tenham o espaço,  afirma a coordenadora dos nĂșcleos, como acontecerĂĄ no NĂșcleo Bandeirante.

“A regulamentação dos nĂșcleos foi publicada em abril de 2020. Mesmo com a pandemia, estamos montando o prĂłximo espaço que serĂĄ inaugurado, no NĂșcleo Bandeirante, mas o objetivo Ă© que o serviço seja disseminado nas delegacias de ĂĄrea para facilitar o acesso das vĂ­timas. Junto Ă  direção da instituição, verificamos essa necessidade, principalmente em locais mais distantes, como Planaltina”, exemplifica.

As delegacias especializadas de atendimento à mulher prestam serviços psicológico e jurídico às vítimas, inclusive na modalidade on-line, por conta da pandemia.

Delegacias

O atendimento nas delegacias especializadas tem inĂ­cio com o registro da ocorrĂȘncia pelo policial que estĂĄ no plantĂŁo. AlĂ©m da parceria com faculdades particulares, as vĂ­timas atendidas pelas Deams I e II tambĂ©m contam com apoio da Universidade de BrasĂ­lia.

“Temos uma parceria com a UnB e a Cruz Vermelha, por meio do Projeto Maria da Penha, que tem feito o atendimento de vítimas nas especializadas de atendimento à mulher, nas áreas de Psicologia e Direito, na modalidade on-line, durante esse período de pandemia”, detalha a titular da Deam II, em Ceilñndia,  delegada Adriana Romana.

A maior parte das vĂ­timas aceita o serviço. “Oferecemos o atendimento psicolĂłgico e jurĂ­dico concomitantemente. Aquelas vĂ­timas de violĂȘncia que jĂĄ fazem acompanhamento em outros lugares geralmente decidem por continuar. Mas temos uma aceitação muito grande da maior parte de quem faz o registro na delegacia”, relata a titular da Deam I, delegada Carolina Litran.

Edição: Lanna Morais/AgĂȘncia BrasĂ­lia