Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/12/15 às 21h13 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Viva Brasília Nosso Pacto pela Vida: conheça as metas do programa

COMPARTILHAR

Reduzir os crimes contra a vida é o principal objetivo



O Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida é o programa de segurança pública do DF. Elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e lançado em julho deste ano, após implementação experimental em todas as regiões administrativas do DF, tem quatro objetivos: a redução dos crimes contra a vida, a redução dos crimes contra o patrimônio, a melhoria dos serviços de segurança pública prestados pelo governo de Brasília e a diminuição de vulnerabilidades sociais às violências por meio de programas preventivos.

Segundo a edição mais recente do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2014), o DF ocupa a 12º posição entre as 27 unidades da federação em relação à taxa de homicídios. A capital da República contabiliza 24,7 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, média superior à do Brasil, que é de 23,7 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. “É um número alto e está estável há pelo menos 20 anos, o que nos obriga a formular um plano integrado de reação”, afirma o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade.

No campo dos crimes contra o patrimônio, as prioridades do programa Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida são a redução dos roubos a pedestres, dos roubos de veículos, dos roubos em coletivos, dos roubos em comércios e dos furtos em veículos. Essas ocorrências correspondem à maioria dos crimes contra o patrimônio registrados no DF e impactam diretamente na sensação de segurança da população.

Para diminuir os índices criminais, o Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida dispõe de canais de diálogos com a comunidade e reuniões de governança que identificam as prioridades locais, definem as responsabilidades e as ações e estabelem metas e prazos de cumprimento. No caso de as providências demandarem ações mais abrangentes, os assuntos são discutidos no Comitê Gestor do programa, que é presidido pelo governador Rodrigo Rollemberg. O Comitê Gestor se reuniu três vezes este ano.

Dentro da frente de prevenção, o plano é intensificar os programas já existentes e coordenar a implantação de novas iniciativas direcionados aos grupos mais vulneráveis. Neste novo modelo, a SSP assume a função de induzir, fomentar e monitorar iniciativas tocadas por outras secretarias de governo.

Conheça o Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida

A nova política de segurança pública vem sendo implementada desde o primeiro dia de governo e já consegui reduzir sete dos oito indicadores prioritários do programa. De janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, os homicídios sofreram queda de 14,4%, os roubos de veículos caíram 33,8%, os roubos em comércio caíram 32,6%, os furtos no interior de veículos caíram 30%, os roubos em coletivos se mantiveram estáveis, com 2.147 casos em 2014 e 2.144 este ano. Já os latrocínios passaram de 44 para 40 casos. Esses resultados podem ser atribuídos ao reforço no policiamento ostensivo – desde o início do ano 1,7 mil policiais militares a mais estão nas ruas; a alterações nas rotinas da Polícia Civil e ao trabalho integrado dos órgãos de segurança orientado por estatísticas, análises e mapas criminais.

Leia também:

Governo apresenta plano para reduzir e prevenir violências

Documento Orientador foi construído coletivamente