29/06/20 às 18h18 - Atualizado em 29/06/20 às 20h56

🚨Vita Salutem: Operação Integrada da SSP/DF contabiliza números

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), a Operação “Vita Salutem” (Proteção de Vidas), parte das ações que integraram a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas no Distrito Federal, foi finalizada neste domingo (28) com um saldo de cerca de 150 pessoas abordadas no fim de semana (sexta a domingo). A operação percorreu São Sebastião, Gama, Santa Maria e Recanto das Emas com o objetivo de reduzir índices criminais, com foco no combate ao tráfico de substâncias entorpecentes.

No decorrer da semana, sob a coordenação da SSP/DF, instituições, agências e órgãos nos eixos da segurança, mobilidade, fiscalização e prestação de serviços públicos participaram da ação. A Semana Nacional é uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública e terminou na última sexta-feira (26) – Dia Internacional de Combate às Drogas.

“A operação ocorreu de forma integrada para resultados ainda mais eficientes. Realizamos ações operacionais e de inteligência pontuais com as instituições parceiras com base em levantamentos realizados pela SSP/DF. Desta forma, conseguimos também otimizar os recursos operacionais e resolver mais rapidamente as situações que precisam da atuação de mais de um órgão”.

O DF Legal acompanhou toda a ação com objetivo de fiscalizar o uso de máscara e funcionamento de estabelecimentos comerciais. Uma multa foi aplicada e quatro estabelecimentos interditados e três fechados.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apoiou toda a operação por meio do policiamento ostensivo e preventivo.

O Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) acompanhou as ações. De acordo com o comandante do Batalhão, major Reis, a participação dos cães policiais – ou K9 – é fundamental para detecção de substâncias entorporcentes. “Tivemos mais de duzentos e cinquenta acionamentos para ontribuir com as ações da PMDF e também de outras instituições. A importância da participação dos cães é imporante, pois o faro deles chega onde os olhos não enxergam”, contou.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF), juntamente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) fizeram pontos de bloqueio e controle de trânsito nos acessos às cidades definidas como área de interesse operacional.

No domingo, a operação foi realizada em São Sebastião. No sábado foi a vez de Gama e Santa Maria. Nos dois dias foram realizadas 75 abordagens pela PMDF. O Detran-DF e o DER/DF autuaram trinta pessoas por situações diversas. Além disso, uma pessoa foi pega dirigindo sem habilitação e outra por alcoolemia.

Na sexta-feira (26), a Vita Salutem ocorreu no Recanto das Emas. Com capacidade operacional maior, ao todo participaram 93 profissionais das forças de segurança, DER/DF e DF Legal.

Ao todo, treze distribuidoras de bebidas foram fiscalizadas. A PMDF abordou sessenta e sete pessoas e 77 veículos. Várias porções de maconha foram apreendidas pela corporação, além de cinco balanças de precisão. Sete veículos recolhidos ao depósito. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi assinado. Treze autos de infrações foram computados e dois testes de alcoolemia recusados. Duas pessoas foram detidas portando substâncias entorpecentes. Vinte e um teste de alcoolemia foram realizados e aplicados mais de vinte autos de infrações pelos policiais.

Detran-DF e DER/DF realizaram trinta abordagens. Cinco pessoas estavam inabilitadas. Nove carros foram removidos e seis pessoas se recusaram a realizar o teste do bafômetro.

Edição: Lanna Morais

Arte: Rodolfo Aiello