21/12/12 às 13h26 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Veja as principais notícias desta sexta-feira, 21 de dezembro

Confira as notícias veiculadas nos jornais da cidade

DF pode alcançar o recorde histórico com menos mortes no trânsito em um ano
Blitz da PM e do Detran no Varjão: ações integradas ao longo do ano contiveram acidentes

O Distrito Federal está a 11 dias de bater um recorde histórico: o de menor número de mortos no trânsito dos últimos 15 anos. De janeiro deste ano até o último domingo, 398 pessoas morreram em tragédias nas ruas da capital. Se, até o próximo dia 31, o número de registros se mantiver na média da primeira quinzena do mês, cerca de 50 vidas serão poupadas em relação a 2011, quando houve 465 óbitos. As mudanças na lei seca podem ser uma das ferramentas para ajudar no cumprimento dessa meta, caso a presidente Dilma Rousseff as sancione antes das festas de fim de ano.

Desde 1995, quando o Departamento de Trânsito (Detran) iniciou a contabilidade dos mortos em acidentes, o menor número de vítimas foi em 2006, com um total de 414 óbitos. “Se, até o fim do ano, conseguirmos manter a média registrada neste mês, de menos de uma vítima por dia, pouparemos muitas vidas. Mas, para isso, todos temos que atuar juntos: o governo e a sociedade”, alerta José Alves Bezerra, diretor-geral do Detran.

Polícias Federal, Civil e Militar se unem para inibir tráfico em Sobradinho

Agentes da Polícia Federal, da Polícia Civil e policiais militares fizeram um trabalho conjunto na Vila Dnocs, próximo à Sobradinho, com o objetivo de prender traficantes e apreender drogas na madrugada desta sexta-feira (21/12). A Operação Regaste II foi deflagrada às 5h.

SeCriança e SSP/DF promovem capacitação de 45 agentes

A Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal (SeCriança) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), realizam nesta sexta-feira (21), às 16h, a solenidade de encerramento do 1º Curso de Capacitação do Grupo de Apoio Operacional, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Esta é a primeira turma a ser capacitada para atuar exclusivamente nos deslocamentos de adolescentes e crianças em conflito com a lei.

Foram capacitados 45 Agentes de Reintegração Social com intuito de agregar novos insumos. Eles aprenderam técnicas para impedir a fuga de socioeducandos durante deslocamentos diversos e para assegurar a incolumidade física dos internos, de forma a evitar que grupos rivais venham a vitimá-los.

*Fonte: Jornal de Brasília [Cidades]

Neste Natal, 1.045 detentos serão beneficiados pela saída especial

Pelo menos 1.045 – dos 11.008 – presos no Distrito Federal terão direito ao benefício da saída especial (saidão). Do total, 65 são mulheres. A medida foi regulamentada pela por uma portaria da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP).

O benefício é concedido aos internos que tenham entrado no regime semiaberto até 24 de novembro de 2012, com autorização para saídas temporárias e aos que têm trabalho externo efetivamente implementado. A medida não alcança, porém, os custodiados que estejam sob investigação, respondendo a inquérito disciplinar ou que tenham tido mau comportamento.

Os presos que forem liberados não podem praticar qualquer fato definido como crime, deve recolher-se à sua residência até às 18h, não pode ingerir bebidas alcoólicas, não pode usar entorpecentes e nem frequentar prostíbulos, bares ou botequins e não podem se ausentar do DF.