Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/12 às 12h28 - Atualizado em 29/10/18 às 12h39

Veja as principais notícias desta quarta-feira, 19 de dezembro

Confira as notícias veiculadas nos jornais da cidade

Polícia Militar do DF apreende 1.776 armas de fogo até novembro de 2012

No mesmo período de 2011 foram apreendidas 1.749 armas.
Ceilândia, Planaltina e Samambaia lideram apreensões.

A Polícia Militar do Distrito Federal apreendeu 1.766 armas de fogo entre janeiro e dezembro deste ano. O número é 0,9% maior que o do mesmo período de 2011, quando foram apreendidas 1.749 armas, como mostra reportagem do Bom Dia DF. Nesta terça-feira (18) um revólver calibre 38 e uma escopeta calibre 12 foram encontrados pela PM no Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina.

De acordo com dados da polícia, a região com mais apreensões é Ceilândia, com 284 armas retiradas de circulação até novembro. Em seguida, estão Planaltina (155), Samambaia (152), Taguatinga (103) e Recanto das Emas (98). A PM aborda, em média, 2,5 mil pessoas e 900 veículos por dia. As armas são encontradas geralmente com jovens de 16 a 25 anos.

“No momento que você retira a arma, você reduz a possibilidade de atuação, principalmente de menores no cometimento de atos infracionais”, disse o comandante-geral da PM, coronel Suamy Santana.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a maioria das armas apreendidas chega ao DF de forma clandestina. Elas são vendidas legalmente para outros países, principalmente para os que fazem fronteira com o Brasil e, em seguida, retornam ao território nacional com numeração raspada  pelas mãos de bandidos.

Para o subsecretário de Segurança Pública, Jooziel Freira, as apreensões estão aumentando por causa da integração entre as polícias, que começou em abril deste ano com o plano Ação pela Vida. “Hoje, como a possibilidade de ele ser preso por essa arma é muito grande, estão roubando na própria cidade. Isso facilitou o nosso serviço, porque nós estamos concentrando as nossas ações dentro das cidades, que são as regiões interadas de segurança pública”, disse.

*Fonte: G1 [DF]

Polícia do DF prende 10 suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas

Foram apreendidos R$ 20 mil em dinheiro e um quilo de cocaína.
Oito responderão por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu dez pessoas nesta terça-feira (18) em Ceilândia por envolvimento em uma quadrilha que traficava cocaína. Oito deles vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico e dois por porte de munição.
As prisões ocorreram durante a Operação Branca de Neve, apelido de um dos envolvidos com o grupo, segundo a polícia.

Durante a operação, a polícia apreendeu R$ 20 mil em dinheiro, dois automóveis, um quilo de cocaína, uma balança de precisão, uma pistola calibre 45 e telas de LCD. Oitos dos presos podem pegar entre 5 e 15 anos de prisão por tráfico, e mais três a 15 anos de reclusão por associação.
De acordo com o delegado-chefe da 24ª Delegacia de Polícia, Marcelo Portela, outras duas pessoas foram presas durante a operação por tentativa de homicídio. Segundo ele, essas prisões não tinha relação com a das outras dez pessoas investigadas por ligações com o tráfico.

*Fonte: G1 [DF]

PC faz ação para prender integrantes de gangues rivais no Recanto das Emas


A Polícia Civil faz uma operação na manhã desta quarta-feira (19/12) para prender integrantes de duas gangues rivais do Recanto das Emas. Também estão sendo apreendidas armas usadas por eles, como pistolas, escopetas e revólveres, além de drogas.

Segundo o delegado da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), Pablo Aguiar, a operação deve durar toda a manhã. Por volta de 11h serão apresentados os resultados da ação. Ainda não é possível afirmar o número de pessoas presas.

*Fonte: Correioweb [Cidades]