Governo do Distrito Federal
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2/12/20 às 10h31 - Atualizado em 3/12/20 às 19h25

ūüĎćUsu√°rios n√£o comparecem ao DETRAN-DF para realiza√ß√£o de biometria

Zélia Ferreira, do Detran-DF

 

Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 45 mil pessoas agendaram o servi√ßo de biometria, junto aoDepartamento de Tr√Ęnsito do Distrito Federal, e n√£o compareceram no dia e hor√°rio agendados para a coleta dos dados biom√©tricos. Dos 110.200 agendamentos feitos, apenas 76.527 pessoas compareceram para realizar o servi√ßo, representando 30,5% das vagas disponibilizadas.

 

‚ÄúA quantidade de pessoas que agendam o servi√ßo de biometria e n√£o comparece para coletar os dados biom√©tricos √© enorme, causando grandes preju√≠zos √† popula√ß√£o. Ao agendar um servi√ßo e n√£o comparecer h√° dois¬†problemas: al√©m de bloquear uma vaga no sistema,¬†impedindo que outra pessoa seja atendida,¬†o cidad√£o que falta ao servi√ßo ainda vai demandar uma nova vaga posteriormente‚ÄĚ, explica o diretor-geral do¬†Detran,¬†Z√©lio¬†Maia.

 

Devido à grande demanda por este serviço e, levando em consideração o alto índice de não comparecimento, o Departamento estuda a possibilidade de adotar a obrigatoriedade de pagamento prévio do serviço, como já ocorre com o agendamento de vistoria. E, em caso de falta, o cidadão teria que pagar uma taxa de reagendamento.

 

A medida visa otimizar o atendimento, pois um a cada três usuários que fazem o agendamento para coleta biométrica não comparece, bloqueando o horário e impedindo que outra pessoa seja atendida naquele dia e horário.

 

Biometria

 

A coleta de dados biométricos é necessária para a identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto para renovação da CNH de condutores habilitados na categoria B.

 

Devido aos¬†72 dias¬†de atividades suspensas¬†e¬†o¬†retorno¬†do atendimento¬†com capacidade reduzida a 50% e, em algumas unidades, a 30% ‚Äď devido √† necessidade de cumprir medidas de conten√ß√£o da pandemia de¬†Covid-19¬†‚Ästfoi gerada uma grande demanda reprimida.

 

A partir de 14 de setembro, o Detran retomou 100% da capacidade de coleta biométrica em todos os postos de atendimento, além de reduzir os intervalos entre os atendimentos, passando de 15 para 10 minutos, ampliando significativamente a oferta de vagas. No entanto, o alto índice de falta do cidadão ao serviço agendado compromete a oferta do serviço àqueles que mais precisam.