1/08/19 às 12h35 - Atualizado em 7/08/19 às 14h58

?? SSP/DF realiza quarta solenidade da bandeira de 2019

João Roberto, da Ascom – SSP/DF

Ao som dos hinos nacional e de Brasília, tocados pela banda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), servidores do sistema de segurança pública do DF e convidados assistiram à quarta Solenidade de Hasteamento de Bandeiras deste ano. O evento ocorreu nesta quinta-feira (1), no estacionamento do edifício sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF).

A cerimônia foi instituída desde a publicação da Portaria nº 37, em março deste ano, e ocorre mensalmente, sempre no primeiro dia útil de cada mês. A cada mês, uma subsecretaria fica responsável pelo evento. A deste mês foi realizada pela Subsecretaria de Inteligência, gerida pelo subsecretário George Estefani de Souza do Couto. A ação promove os símbolos nacionais e fomenta o espírito cívico, além de integrar servidores da SSP/DF e órgãos vinculados. Em cada solenidade, a pasta também presta homenagem aos servidores recém-aposentados pelos serviços prestados à segurança pública do DF.

Em seu discurso, o secretário Anderson Torres elogiou as ações realizadas na SSP/DF. “Graças ao empenho de todos, encerramos julho com resultados muito positivos e isso nos deixa muito satisfeitos. Para o mês que se inicia, vamos continuar firmes na missão para atingir objetivos cada vez mais audazes, em prol da sociedade”, ressaltou o titular da secretaria.

Torres destacou, ainda, a ampliação do projeto das escolas de gestão compartilhada, parceria entre a Secretarias de Segurança Pública e de Educação. O projeto está em fase de ampliação, das atuais quatro unidades para dez escolas contempladas. “Agradeço o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que têm se dedicado para que o projeto siga sempre em frente e, o mais importante, com cada vez mais qualidade”.

Quatro servidores foram homenageados em agradecimento aos serviços prestados à SSP. Eles receberam das mãos do secretário Anderson um certificado de Elogio. A agente policial de custódia da Polícia Civil, Marilda Barros (foto), foi uma das homenageadas. “É um reconhecimento por todos esses anos de trabalho. Senti-me valorizada, pois foram 31 anos de serviço público, dos quais, quase 20 na PCDF e SSP. Agora, fica o aprendizado, as lembranças e as saudades dos amigos”.

Também participaram da cerimônia os secretários de Governo, José Humberto, e de Cidades, Gustavo Aires, o secretário executivo da SSP/DF, Alessandro Moretti, o chefe da Casa Militar, Marcus Koboldt, os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Sheyla Sampaio, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Emilson dos Santos, o diretor adjunto da Polícia Civil, Benito Augusto Tiezzi, e o diretor do Departamento de Trânsito (Detran), Valmir Lemos.

Escolas Compartilhadas

Alunos do 5º ano do Centro Educacional 01, da Cidade Estrutural, foram os convidados especiais desta edição do hasteamento de bandeiras. A escola, que possui cerca de 1,8 mil alunos, faz parte do projeto de gestão compartilhada. Alicia Silva, 12 anos, visitou a SSP/DF pela primeira vez, e ficou impressionada com a banda de música e com a cerimônia. A menina explicou que a relação dos policiais com os estudantes é muito boa. “Eles nos tratam como amigos e a gente sabe que pode contar com eles para tudo”, disse a futura bióloga marinha.

Para Clarisse Nunes, 10 anos, a presença dos policiais na escola trouxe mais tranquilidade para os alunos. “Tinha aluno, antes, que achava que podia fazer o que quisesse, mesmo que atrapalhasse os outros colegas. Agora todos entendem que estamos na escola para aprender”. Clarisse, que pretende ser veterinária, se sentiu importante ao participar da solenidade. “Quero ser convidada mais vezes e, se puder, um dia vou hastear a bandeira”.

As escolas são escolhidas a partir de metodologia que leva em consideração aspectos de vulnerabilidade, violência interna e externa, índices de reprovação e evasão escolar, além dos últimos levantamentos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Edição: Nicole Vasconcelos

Fotos: Maurício Araújo – SSP/DF