Nicole Vasconcelos, da ASCOM – SSP/DF
O secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Alessandro Moretti, reuniu-se, nesta terça-feira (10), com representantes do Programa Brasília Vida Segura. O projeto, instituído pelo Decreto nº 39.463, de 19 de novembro de 2018, tem como objetivo a redução do consumo nocivo de álcool nas Regiões Administrativas do Distrito Federal.
“Estamos atuando para combater o comércio ilegal do álcool. Acredito que assim haverá uma redução de crimes violentos, principalmente contra a mulher’, afirmou Moretti.
O professor da Universidade de São Paulo (USP), especialista em segurança pública, Leandro Piquet, falou da importância do alinhamento com a SSP/DF. “A parceria com a secretaria de Segurança é estratégica para o Brasília Vida Segura, pois a secretaria não só tem os dados mais importantes dos crimes, como tem a capacidade operacional e pode agir, enfrentando o problema que estamos lidando, que é o consumo nocivo de álcool”, disse o professor.
O projeto tem com parceiros, além da SSP/DF, a Casa Civil, a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a Secretaria de Saúde e a de Educação. O planejamento estratégico do Brasília Vida Segura segue os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, dentre outros.
A redução do consumo de álcool em pelo menos 10%, em seis cidades piloto, até o final do ano de 2020, é uma das metas do BVS.
Edição: Lanna Morais
Fotos: Rodolfo Aiello