1/03/19 às 16h59 - Atualizado em 1/03/19 às 16h59

SSP/DF coordena operação integrada com foco no carnaval

Ascom – SSP/DF

Para promover a ações efetivas de proteção, prevenção, fiscalização e repressão no perímetro do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) deflagrou, na noite desta quinta-feira (28), a Operação Perímetro Seguro.

Denominada Área de Interesse Operacional (AIO), foram alvo da ação as rodovias BR 020, DFs 100, 110, 130 e 345. Participaram da ação as polícias Civil (PCDF), Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran-DF e a Secretaria de Agricultura (Seagri).

A motivação da operação foi o carnaval, mas a Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), vinculada à SSP/DF, já prepara operações semelhantes com envolvimento de vários órgãos, a depender do foco da ação.

“Desta vez fizemos pontos de bloqueio na entrada do Distrito Federal. Fiscalizamos veículos, pedestres e cargas, por isso convidamos a Seagri para participar. Mas o objetivo é que seja uma operação integrada visando a segurança, a tranquilidade e a salubridade pública”, explicou o coronel Carlos Paim, coordenador de Planejamento da SOPI.
Doze viaturas e quarenta e dois agentes participaram da Operação, que teve início às 20 horas, desta quinta-feira (28) e terminou por volta das três horas, desta sexta-feira (1º). Foram abordados dezoito ônibus de transporte coletivo, quarenta veículos de passeio e cerca de 120 pessoas.

Aproximadamente 68 toneladas de cargas diversas foram vistoriadas. Estabelecimentos comércios nas imediações também foram inspecionados pelas equipes. Durante uma abordagem, a equipe do Batalhão de Cães (BPCães) apreendeu bagagem com 45 comprimidos de Êxtase com a ajuda dos cães. O proprietário da mala conduzido à delegacia.

No último dia 22 de fevereiro, a SSP/DF coordenou a primeira Operação Perímetro Seguro. “Fizemos uma operação, em caráter experimental e para os ajustes necessários”, explicou Paim.
A operação foi realizada na DF – 290. Durante a Operação, foram, montados pontos de bloqueio que resultou na abordagem de 60 veículos, dez motocicletas, três vans e dois ônibus e 135 pessoas abordadas. Trinta e três pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante.