19/05/20 às 18h05 - Atualizado em 19/05/20 às 19h11

Sistema Único de Segurança Pública é tema de reunião entre secretário Anderson Torres e Ministro da Justiça

Lanna Morais, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, reuniu-se nesta terça-feira (20), com o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. No encontro, que também contou com a participação do presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, as autoridades conversaram sobre demandas importantes para a área.

A integração entre as forças de segurança pública e o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi abordado como uma das prioridades do Ministério da Justiça. O Sistema foi Implantado pela Lei nº 13.675/2018 para arquitetar uniformemente o setor em âmbito nacional. Além do compartilhamento de dados, a plataforma visa integrar operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal.

“Desde que assumiu a Pasta, o ministro André tem se mostrado um excelente interlocutor com relaçâo às pautas da Segurança Pública. Ele entende a importância de uma estrutura cada vez mais robusta e integrada para que as Forças de Segurança do Brasil inteiro possam ter esse respaldo determinante do governo federal”, destaca o Torres.

O compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública é trabalhar em parceria, de forma integrada e coordenada, com os secretários de Segurança Pública. Teremos um contato permanente para que o Ministério seja um centro facilitador do trabalho desenvolvido pelos secretários nos Estados e no Distrito Federal”, afirmou o ministro André Mendonça.

“A aproximação e interlocução com o Ministério vai trazer um melhor resultado ao trabalho das Secretarias de Segurança Pública para os cidadãos”, avaliou Sampaio, que também é secretário de Segurança Pública do Tocantins.