Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/20 Ă s 18h56 - Atualizado em 27/11/20 Ă s 23h10

🩉🚹Servidores de ĂłrgĂŁos locais e federais concluem curso de inteligĂȘncia

Nicole Vasconcelos, da Ascom – SSP/DF

 

 

Com objetivo de promover o alinhamento e a integração entre as instituiçÔes de inteligĂȘncia em segurança pĂșblica, a Secretaria de Segurança PĂșblica do Distrito Federal (SSP/DF) realizou, de 9 a 27 de novembro, a segunda edição do Curso de InteligĂȘncia de Segurança PĂșblica – CISP 2020. A cerimĂŽnia de encerramento ocorreu nesta sexta-feira (27), no auditĂłrio da PolĂ­cia Civil do DF (PCDF), e contou com a participação do secretĂĄrio Executivo da SSP/DF, delegado JĂșlio Danilo, e do secretĂĄrio Executivo de GestĂŁo Integrada da SSP/DF, delegado Alciomar Goersch.

 

A edição deste ano reuniu 32 alunos inscritos em aulas ministradas na Escola de Governo do Distrito Federal (EGov). A organização foi feita pela Subsecretaria de InteligĂȘncia (SI), da SSP/DF, que proporcionou aos alunos expertise em resolução de problemas, aulas expositivas, avaliação formativa e utilização de tĂ©cnicas de ensino de simulação. Fundamentado na metodologia ativa, conhecida como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o CISP 2020 apresentou aos participantes embasamento teĂłrico e prĂĄtico, contextualizado com situaçÔes reais e cotidianas da atividade de inteligĂȘncia.

 

O secretĂĄrio Executivo da SSP/DF, delegado JĂșlio Danilo, foi o paraninfo da turma e falou da importĂąncia do curso para a atividade policial. “Tenho a grata satisfação em ter, em minha vida profissional, passado por capacitaçÔes e cursos na ĂĄrea de inteligĂȘncia. A inteligĂȘncia enquanto ciĂȘncia de produção do conhecimento Ă© fundamental a todo negĂłcio de nossas instituiçÔes. InteligĂȘncia nĂŁo se confunde com investigação criminal. Produzir informação que seja Ăștil e direcionada ao nosso negĂłcio Ă© primordial”.

 

AlĂ©m dos servidores da SSP/DF, representantes de outras 15 instituiçÔes fizeram parte do corpo de discentes e docentes, promovendo uma integração, congregando as esferas estadual, distrital e federal. O curso contou com carga horĂĄria de 120 horas, divididas em cinco mĂłdulos. O seminĂĄrio “InteligĂȘncia em Foco” tambĂ©m fez parte da programação. No dia 23 de novembro, foram ministradas sete palestras relacionadas a temas estratĂ©gicos de interesse na atividade de inteligĂȘncia.

 

O corpo docente foi composto por representantes de instituiçÔes como a AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin), a Secretaria Nacional de Segurança PĂșblica do MinistĂ©rio da Justiça (SENASP/MJSP), a Controladoria Geral da UniĂŁo (CGU), a PolĂ­cia Federal e forças de segurança locais.

 

Para o subsecretĂĄrio de InteligĂȘncia (SI), da SSP/DF, delegado George Couto, essa capacitação atende aos preceitos da PolĂ­tica Distrital de Segurança PĂșblica do Distrito Federal. “A subsecretaria de InteligĂȘncia atua como agĂȘncia central do sistema que regula o controle de criminalidade da nossa capital federal. Nessa missĂŁo, de atuar como agĂȘncia central, a capacitação em inteligĂȘncia exerce um papel fundamental em especialização, integração e, principalmente, do fortalecimento do canal tĂ©cnico por meio do estreitamento dos vĂ­nculos de confiança entre os operadores desta atividade”, explica Couto.

 

 

 

Edição: Camila Vidal

Foto: Felipe Oliveira