Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/03/19 às 19h14 - Atualizado em 2/03/19 às 19h14

Segurança no Carnaval 2019

 

 

Agência Brasília

 

 

A Policia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou seis ocorrências até o final da tarde deste sábado. Duas por embriaguez ao volante – que aguardam o pagamento de fiança, duas por lesão corporal – em que os autores foram liberados após assinarem Termo Circunstanciado, uma por roubo à pedestre na Asa Norte e uma por injúria racial, que também aguarda o pagamento de fiança.

 

Para dar maior celeridade no atendimento, a Delegacia Móvel da PCDF está funcionando no estacionamento da Torre de TV. Qualquer ocorrência pode ser registrada no local. Há ainda um Posto Avançado de Identificação de suspeitos e um Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML), para atendimento em casos de lesões corporais leves, por exemplo.

O efetivo foi reforçado em todas as delegacias mas principalmente na 5ª e na 1ª onde se concentram 75% dos eventos carnavalescos.

 

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) atendeu 13 pessoas alcoolizadas. Após o atendimento, foram liberadas. A corporação atendeu, ainda, três vítimas de arma branca na área central que foram encaminhadas ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAn). Os militares atenderam também duas vítimas de agressão, que foram liberadas após atendimento.

O efetivo deste sábado é de mais de cem militares para a Operação Carnaval 2019. Somente na região do Setor Carnavalesco do Estádio Nacional, onde nesta tarde se concentrou o bloco Babydoll de Nylon, havia 32 bombeiros para o pronto-atendimento.

 

A Polícia Militar encaminhou dois menores à Delegacia da Criança e da Juventude  por estarem portando drogas. Quatro homens foram flagrados com facas. As armas foram apreendidas e os responsáveis, após assinarem Termo Circunstanciado de Ocorrência,foram liberados. No Setor Carnavalesco do Estádio Nacional, a corporação computou a presença de 20 mil foliões até as 17h.

 

No Carnapati, evento realizado no Parque da Cidade, foram distribuídas 156 pulseirinhas de identificação infantil. Neste domingo (3), a emissão das pulseirinhas será feita no Baratinha, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, das 14h às 20h.

 

A corporação também está com estrutura montada no estacionamento da Torre de TV.  No local, há um Ônibus de Tecnologia e Estratégia, com câmera de monitoramento e filmagem com 15 metros de altura, um Ônibus de Apoio à Comunicação com a Imprensa, um Ônibus de Apoio para Registro de Ocorrências de Menor Potencial Ofensivo e o Ônibus de Gerenciamento de Crise, que abriga equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) para reforço caso haja necessidade de atuação policial em casos mais graves como o desarmamento de bombas.

 

Durante o evento “Na batida do morro”, no Setor Comercial Sul, houve tumulto e a PMDF precisou solicitar o desligamento do som. Um dos policiais foi atingido por uma garrafa de vidro. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Base, onde foi colocado em observação, medicado e liberado com a recomendação de repouso. Seis armas brancas foram recolhidas pelos policiais militares na área do show. Houve conflitos na dispersão do público que se mostrou bem agressivo com a intervenção da PMDF. Qualquer excesso identificado será apurado pela Corregedoria.

 

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará durante todo o sábado intervenções no trânsito para garantir segurança e fluidez no trânsito em seis locais: Eixo Monumental, Parque da Cidade, Águas Claras, Setor de Indústrias Gráficas, Asa Norte e Setor Bancário Norte. Para realização da ação foram destinados 78 Agentes, 28 viaturas operacionais e 04 motociclistas.

O estacionamento do Estádio Nacional de Brasília, que recebeu o bloco Babydoll de Nylon,  teve duas faixas de rolamento fechadas para facilitar o controle de tráfego e a travessia de pedestres. Caso haja  necessidade, poderão sere feitas interdições momentâneas na Avenida Contorno do Estádio. Existem áreas de estacionamento reservadas para táxis e espaço destinado a embarque e desembarque de transporte por aplicativo.

 

No Parque da Cidade, a via que contorna o Parque ficará em sentido único anti-horário, das 14h às 2h, no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, em razão do evento Carnaval no Parque.

 

Na Asa Norte, o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201  – ficará fechado, das 17h às 0h, para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres.

No Setor Bancário Norte, a interdição será no estacionamento público próximo ao Edifício Vale do Rio Doce, das 15h às 22h, para festa do bloco Rejunta Meu Bulcão.

 

Já na quadra 8 do Setor de Indústrias Gráficas, o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar ficará interditado, das 11h às 2h, para o evento Melhor Carnaval do Primeiro.

Em Águas Claras, o estacionamento público situado na Rua 31 Sul – entre as Avenidas Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado, das 15h às 22h, para o evento Desfile das Escolas de Samba, com público estimado em 1.000 pessoas.

 

*com informações da Ascom da SSP-DF