28/09/20 às 18h25 - Atualizado em 6/10/20 às 16h18

🚨Operação Quinto Mandamento – Segurança divulga balanço do final de semana

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Mais de 500 abordagens. Mais de 200 veículos fiscalizados. Apreensão de maconha e haxixe. Cinquentas estabelecimentos comerciais vistoriados. Notificações por falta de equipamento de combate a incêndios. Essa foi parte da produtividade da Operação Quinto Mandamento, realizada no último final de semana – entre sexta-feira (25) e domingo (27) – em Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Planaltina, Recanto das Emas e Gama. Cento e quarenta servidores participaram da ação em mais de 50 viaturas.

Na próxima quinta-feira (1º), a operação completa dois meses que está sendo realizada no Distrito Federal. Sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), 26 regiões administrativas já receberam representantes das forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – e do DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“Esta é uma ação de caráter permanente, com foco na redução de crimes contra a vida, e o DF tem se destacado nacionalmente por conta dos índices de criminalidade que vem baixando cada vez mais”, avalia o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

O DF saltou da sexta para a terceira posição do Ranking de Competitividade dos Estados 2020, lançado neste mês. O levantamento foi criado pelo Centro de Liderança Política (CPL) para auxiliar gestores públicos a tomar decisões. Os dados referem-se a 2019, mas no próximo ano o DF pode ocupar uma posição ainda melhor, afirma Torres. “Acredito que ano que vem nossa posição possa ser ainda melhor, pois continuamos firmes nas políticas de redução da criminalidade, e a Operação Quinto Mandamento é exemplo disso”.

Resultados alcançados
A PMDF e a PCDF realizaram, de forma conjunta, 508 abordagens, com checagem de documentação, como carteira de habilitação, e também de mandados de prisão em aberto. Cento e vinte veículos foram fiscalizados pelos policiais e 16 poções de maconha e haxixe foram apreendidos durante o trabalho conjunto.

O DF Legal fiscalizou cinquenta estabelecimentos nas seis regiões. Quatro deles foram autuados e seis conseguiram liberação de alvará. Um estabelecimento foi fechado e cinco deles notificados.

Já o Detran-DF e o DER/DF abordaram 83 veículos e aplicou 14 autuações por alcoolemia. Seis motociclistas foram autuados por conta do escapamento alterado. Seis veículos foram removidos ao depósito.

Bombeiros militares passaram orientações a dez comerciantes locais sobre documentação e saídas de emergência e notificou dois por falta de Sistema de Combate a Incêndio.

Em quase dois meses, os resultados alcançados são robustos, como ressalta o subsecretário de Operações Integradas da SSP/DF, o coronel márcio Vasconcelos. “A operação é integrada, cada órgão atua dentro de suas competências e realizam as atividades de forma extraordinária, independe da ação rotineira de cada órgão. A produtividade a cada final de semana é maior”.

Edição: João Roberto

Fotos: Divulga̤̣o NUAOP/SOPI РSSP/DF