24/08/20 às 18h43 - Atualizado em 24/08/20 às 18h48

🚨Quinto mandamento: SSP/DF divulga resultados do último final de semana

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

A operação 5º Mandamento, que tem como foco a redução dos crimes contra a vida, ocorre há quase um mês em diferentes regiões do Distrito Federal. No último final de semana, foram realizadas 450 abordagens pessoais e fiscalização de 60 estabelecimentos no Varjão, Planaltina, Guará, Plano Piloto, Sobradinho e Núcleo Bandeirante.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), a operação integrada reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“Estamos há quase um mês realizando essa operação sempre em locais, dias e horários mapeados por meio de levantamentos das subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI). O comprometimento dos participantes e coordenação da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), tem contribuído para o sucesso da operação, que tem como objetivo manter a redução de crimes conquistados no primeiro semestre”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

De acordo com Torres, a atuação tem como foco a prevenção e repressão de crimes relacionados aos crimes violentos contra a vida. “Estamos atuando na repressão ao tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, por exemplo, que estão diretamente ligados aos homicídios. Além disso, a presença do Estado nessas regiões tem um impacto positivo na sensação de segurança da população”, argumenta.

Cento e cinquenta servidores participaram da operação. Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais das 450 pessoas.

O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 125 veículos. Trinta e sete deles foram autuados por infrações diversas, como alcoolemia. Um condutor estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

Bombeiros militares fizeram orientações a 14 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência. Três comerciantes foram notificados pelo não cumprimento das normas exigidas.

A 5º Mandamento faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.

Fiscalização
O DF Legal fiscalizou 60 estabelecimentos nas seis regiões. Do total, 11 comércios apresentavam irregularidades e foram autuados. Doze deles forma autuados e fechados por aglomeração indevida de pessoas, falta de uso de máscaras e menores de idade no local. Sete estabelecimentos foram interditados. Os fiscais passaram orientações aos comerciantes.

Edição: João Roberto

Foto: NUAOP/SOPI/SSP