Há quase dois meses sendo realizada, a Operação Quinto Mandamento já passou por vinte e seis regiões administrativas. De sexta a domingo, a operação integrada chegou a abordar quase setecentas pessoas no Paranoá, Itapoã e São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Estrutural e Águas Claras, incluindo Areal e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). Mais de 150 servidores participaram da ação.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), a ação tem caráter permanente com foco na redução de crimes contra a vida e reúne representantes das forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) –DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).
“A Operação faz parte de nossa estratégia para redução de homicídios. Em 2019, a meta foi superada e conseguimos atingir o menor índice de homicídios em 35 anos, o que tornaria o desafio para este ano ainda maior. Por isso a Quinto Mandamento é essencial e temos reunido esforços para que nossos números sejam cada vez mais baixos e o DF possa ser cada vez mais seguro”, afirma o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado Anderson Torres.
Na última sexta-feira (18), o titular da pasta acompanhou a Operação realizada no Paranoá e Sobradinho, juntamente do secretário executivo de Segurança, o delegado Júlio Danilo. “Antes de iniciarmos a Operação de hoje, quero agradecer a todos vocês pelo trabalho e dedicação, pois reflete diretamente na redução dos índices criminais do DF. Fico extremamente satisfeito em podermos prestar um serviço de qualidade à população”, disse Torres aos representantes das forças.
As polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF) realizaram conjuntamente 676 abordagens. Em cada abordagem foi realizada a checagem de documentação como carteira de habilitação e registro do veículo, além de casos de mandados de prisão em aberto ou foragidos. Três veículos foram fiscalizados. Durante o trabalho conjunto, foram encontrados 25 papelotes de ecstasy, quatro porções de substâncias entorpecentes, 15 porções de maconha e vinte pedras de crack.
“É de fundamental importância que essa verificação seja feita para que possamos tirar das ruas indivíduos com alguma pendência criminal”, explica o subsecretário de Operações Integradas (SOPI), coronel Márcio Vasconcelos.
O DF Legal fiscalizou 27 estabelecimentos nas seis regiões. Do total, um comércio recebeu auto de infração, cinco deles foram interditados e cinco notificados.
O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) abordou 34 veículos e aplicou quatro autuações por alcoolemia. Outros vinte e sete condutores foram autuados por infrações diversas. Dois veículos foram removidos ao depósito e quatro condutores foram flagrados dirigindo com habilitação vencida.
Bombeiros militares passaram orientações a comerciantes locais sobre documentação e saídas de emergência. Quinze estabelecimentos foram vistoriados.
A operação
Os locais de realização da 5º Mandamento são definidos com base em levantamentos e análises das Subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI), que mapearam locais, dias e horários e locais de maior incidência de cada crime. A coordenação é feita pela Subsecretaria de Operações Integradas (SOPI).
A 5º Mandamento faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.
Edição: João Roberto
Foto: André Feitosa