Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/21 às 20h16 - Atualizado em 18/05/21 às 20h17

🚨🧒🏼👧🏽Primeira edição do Projeto PCDF na Escola é finalizado

COMPARTILHAR

Divisão de Comunicação, da PCDF

 

ESPC finaliza primeira edição do Projeto PCDF na Escola

Nesta terça-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), por meio da Seção de Polícia Comunitária (SPCOM), finalizou a primeira edição do Projeto PCDF na Escola.

 

O programa ocorreu no formato on-line, devido às restrições da pandemia, em duas turmas do 5º ano da escola Caic (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) Juscelino Kubitschek, situada na região administrativa do Núcleo Bandeirante.

 

O Projeto PCDF na Escola beneficiou aproximadamente 25 crianças que aprenderam, em sete encontros, temas como virtudes e valores (justiça, prudência, equilíbrio, coragem e respeito).

 

Durante a programação, também foram abordados mecanismos de autoproteção contra abuso e exploração sexual, por do meio livro “Mina e suas Luzinhas”, editora FTD, parceira do programa. Os personagens Mina e os irmãos conduziram as crianças à reflexão sobre a importância de não confiar em estranhos e ensinaram o que fazer diante de circunstâncias que causem desconforto (situações típicas dos que sofrem abuso sexual).

 

Como forma de estimular a denúncia (revelação espontânea), foram criados formulários no google forms, que já apresentaram, em suas respostas, situações que sinalizam casos de abuso. Uma criança – demonstrando coragem, sendo fonte de inspiração para novas denúncias – inclusive revelou, em sala virtual, que já havia sido vítima de abuso sexual.