Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/20 às 17h34 - Atualizado em 26/08/20 às 17h38

🚨📱Policiais civis finalizam curso para utilizar drones em operações

COMPARTILHAR

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Instrutores da Secretaria de Segurança Púbica do Distrito Federal (SSP/DF) finalizaram nesta quarta-feira (26) uma capacitação para policiais civis operacionalizar drones. Os alunos fazem parte da Divisão de Repressão a Sequestros (DRS), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Com duração de 12h/a, o curso foi divido em parte teórica e prática. Os participantes receberão certificados.

 

 

“As instruções iniciais foram sobre a legislação a respeito para uso de drones. É importante saber o que é ou não permitido antes de utilizá-los. Demos o suporte necessário para que os alunos se sentissem familiarizados com os equipamentos e aptos a utilizá-los em operações”, explicou um dos instrutores, o assessor especial da SSP/DF, Breno fortes.

 

As aulas seguiram os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como uso de máscaras, aulas em ambientes arejados e ao ar livre e poucos alunos.

 

A maior parte do curso englobou atividades práticas. “Durante as aulas os alunos puderam manusear o equipamentos e simular situações reais. Adaptamos os cursos de acordo com a área de atuação dos alunos”, contou o instrutor Gerson Elson.

 

Em julho, os instrutores montaram uma capacitação específica para técnicos do Sistema de Defesa Civil. O curso foi direcionado para a atividade da Subsecretaria, como mapeamento de áreas vulneráveis e testes de sirenes, como a que foi realizada na Barragem do Paranoá.

 

Um dos quatro policiais civis que finalizaram o curso nesta quarta-feira, Rodrigo Amorim, elogiou a iniciativa da SSP/DF. “O curso será muito importante para nossas investigações. Muitas vezes precisamos de ir até locais de difícil acesso e os drones poderão contribuir de forma muito efetiva”, contou.

 

Para o diretor da DRS, Leandro Ritt, a capacitação vai contribuir com a atuação dos policiais de forma bastante efetivas. “O uso de drones contribui com a eficácia das operações, pois podemos nos aproximar do alvo sem que ele perceba e, desta forma, podemos programar operações com menos riscos”.

 

Capacitações
Outros pedidos da capacitação foram solicitados à SSP/DF por parte das Forças de Segurança. De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson torres, o objetivo é que as parcerias continuem. “Temos instrutores capacitados nesta área e poder contribuir com a atividade fim desses profissionais é muito gratificante”, afirmou.

 

Assista ao vídeo: 

 

 

Edição: João Roberto

Fotos e vídeos: Breno Fortes e Gerson Elson