Centro de Comunicação Social da PMDF
O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Para incentivar a população à atitude, a Polícia Militar do Distrito Federal realizará, nos dias 8 e 10 de junho, uma campanha de doação de sangue a qual, policiais militares de diversas unidades se unirão em ação solidária no Hemocentro de Brasília.
O objetivo, além de conscientizar sobre a importância da doação, é, também, de agradecer a generosidade de milhões de doadores voluntários em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas.
Cadetes da Instituição foram ao Hemocentro de Brasília, na manhã de hoje (09), com o objetivo de aumentar o estoque de sangue do hemocentro que está abaixo do esperado devido à pandemia do Covid-19. “Estamos aqui para fazer essa atitude nobre. Qualquer pessoa que esteja dentro dos requisitos preestabelecidos pode fazer a doação” comentou a cadete Jaqueline Teixeira, um das doadoras.
O sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas, tais como doença falciforme e talassemia, e doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.
Fotos: PMDF