Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/20 às 10h10 - Atualizado em 10/06/20 às 20h28

🚓💉PMDF lança campanha para doação de sangue

Centro de Comunicação Social da PMDF

 

 

 

 

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Para incentivar a população à atitude, a Polícia Militar do Distrito Federal realizará, nos dias 8 e 10 de junho, uma campanha de doação de sangue a qual, policiais militares de diversas unidades se unirão em ação solidária no Hemocentro de Brasília.

 

O objetivo, além de conscientizar sobre a importância da doação, é, também, de agradecer a generosidade de milhões de doadores voluntários em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas.

 

Cadetes da Instituição foram ao Hemocentro de Brasília, na manhã de hoje (09), com o objetivo de aumentar o estoque de sangue do hemocentro que está abaixo do esperado devido à pandemia do Covid-19. “Estamos aqui para fazer essa atitude nobre. Qualquer pessoa que esteja dentro dos requisitos preestabelecidos pode fazer a doação” comentou a cadete Jaqueline Teixeira, um das doadoras.

Requisitos para doação de sangue

 

  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar no mínimo 50 Kg;
  • Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
  • O que acontece com o sangue coletado?

O sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas, tais como doença falciforme e talassemia, e doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

 

Fotos: PMDF