2/03/21 às 17h18 - Atualizado em 5/03/21 às 14h51

ūüö®ūüöĒPMDF aumenta produtividade e reduz √≠ndices criminais no DF

Centro de Comunicação Social, da PMDF

O relatório de produtividade do primeiro bimestre de 2021 da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apresentou alta considerável no comparativo com o mesmo período de 2020. Os resultados foram acompanhados pela redução em de índices criminais. Os dados estatísticos são da seção de Análise Criminal do Centro de Inteligência, da corporação.

Dos 29.655 registros no Sistema G√™nesis da PMDF, houve aumento nas lavraturas de Termos Circunstanciado de Ocorr√™ncias (TCO), que agiliza a a√ß√£o policiais proporcionando um atendimento mais c√©lere √† popula√ß√£o. O n√ļmero de TCOs saltou de 378 nos dois primeiros meses de 2020 para 402 este ano. J√° foram apreendidas 271 nos dois primeiros meses de 2021, cerca de 10% de alta. O combate ao tr√°fico de entorpecentes tamb√©m apresentou n√ļmeros expressivos no primeiro bimestre: foram cerca de 251 quilos de maconha, 17 kg de coca√≠na, 4,12 de crack, 114 selos de LSD, 1930 comprimidos de Rohypnol e 572 comprimidos de Ecstasy. O Centro de Opera√ß√Ķes Policiais Militares (Copom), servi√ßo que agiliza o pronto atendimento de ocorr√™ncias via telefone, atendeu 71.805 liga√ß√Ķes, sendo 59.926 ocorr√™ncias e 7.486 media√ß√Ķes policiais.

Prevenção por Ostensividade

A atua√ß√£o prec√≠pua da Pol√≠cia Militar se baseia no princ√≠pio da preven√ß√£o criminal, antes que o crime aconte√ßa, agindo por ostensividade para manuten√ß√£o da ordem p√ļblica. As media√ß√Ķes policiais subiram na taxa de 28,49%, isso significa que os policiais militares, especialmente no policiamento comunit√°rio, est√£o intermediando mais as ocorr√™ncias, tendo como alvo a preven√ß√£o criminal, por meio n√£o judicial de casos que prejudicam a conviv√™ncia social. No policiamento dedicado √† Preven√ß√£o Orientado √† Viol√™ncia Dom√©stica, houve 164 visitas a mais.

No comparativo do primeiro bimestre de 2019 contra o de 2020, no que se refere ao monitoramento de ocorr√™ncias, os dados estat√≠sticos apresentaram redu√ß√£o nos crimes de vias de fato em cerca de 11%, lei Maria da Penha com 7%, roubo a transeuntes que caiu em 35%. Nos crimes de roubo de ve√≠culo e em com√©rcios, as taxas tiveram queda de 32% e 37% , respectivamente. Caiu tamb√©m o n√ļmero de furtos de ve√≠culos e de celulares, sendo 34 e 30 casos a menos, respectivamente. Tamb√©m reduziram os acidentes de tr√Ęnsito com e sem v√≠tima em cerca de 25%.