Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Alessandro Moretti

 

Atua no serviço público há 27 anos, a maior parte deles na Polícia Federal. Iniciou sua carreira em 1991, como concursado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Em 1999, tomou posse como Delegado de Polícia Federal na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência Regional de São Paulo. Entre 2005 e 2008, foi Delegado-Chefe da Regional de Araraquara (SP). Depois, entre 2008 e 2009, comandou a Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado na Superintendência Regional de Minas Gerais.

 

De 2009 a 2012, foi Coordenador-Geral do Centro Integrado de Inteligência Policial, da Diretoria de Inteligência da Polícia Federal em Brasília. Nos dois anos seguintes, atuou no Núcleo de Correições da instituição. Entre 2014 e 2016, foi Secretário de Segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passando a desempenhar a função de Assessor de Ministro do STJ (2017/2018).

 

Desde abril de 2018 exerce suas atividades na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e, atualmente, é o Secretário-Executivo da pasta, coordena os trabalhos da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios – CTMHF.

 

É formado em Direito e pós-graduado em Inteligência de Estado e Segurança Pública, Gestão de Políticas de Segurança Pública e Combate à Corrupção e aos Desvios de Recursos Públicos. Também é professor de pós-graduação da Academia Nacional de Polícia e da INASIS – Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência.