Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/03/19 às 18h15 - Atualizado em 1/04/19 às 19h02

PCDF realiza projeto para capacitação de lideranças comunitárias

 

Adriana Machado, da SSP/DF

 

 

Ainda como parte das celebrações pelo mês da mulher, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), realizou nesta sexta-feira(29) a segunda fase do Projeto Lidera – Empoderar para Multiplicar. Em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos – responsável pelas palestras – 245 pessoas, identificadas como lideranças comunitárias, foram inscritas para participarem de palestras sobre mídias sociais, fotografia e relacionamento com a imprensa voltados para a prevenção da violência contra a mulher. A maior parte do público eram mulheres.

 

Durante a abertura, o Secretário Executivo de Segurança Pública, Alessandro Moretti, falou da importância do Projeto diante do levantamento sobre feminicídio realizado pela Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF), da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF).

 

“No estudo apresentado nesta semana sobre feminicídio, verificamos que 72% das vítimas, desde 2015, não haviam buscado apoio de nenhum órgão do Governo do Distrito Federal e de nenhum outro órgão do Estado. O projeto é uma das soluções para este problemas que identificamos, pois a informação chegará até as mulheres por meio destas lideranças”.

 

Desde a criação do Lidera, em 2017, 486 mulheres foram capacitadas. De acordo com a idealizadora do projeto e titular da DEAM, Sandra Melo, esta é uma das formas de combater a violência contra a mulher e mostrar os serviços do Estado.

 

“Já tivemos 12 turmas do projeto. Esta é, sem dúvida, uma forma de empoderar as mulheres e levar conhecimento e habilidades para as lideranças comunitárias, que trabalham com este público, possam contribuir com a prevenção de crimes”.

 

Estiveram presentes na cerimônia a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, a secretária da Mulher, Éricka Filippelli, o diretor-geral em exercício da PCDF, Benito Augusto, a adida cultural da Embaixada dos EUA, Joelle Uzarski, a chefe de Direitos Humanos da Seção Política dos EUA, Samantha Jordan e a deputada federal, Celina Leão.

 

Projeto para capacitar mulheres

O objetivo do Lidera é aumentar o conhecimento da população do Distrito Federal, por meio de lideranças comunitárias, sobre questões de gênero e as diferentes formas de prevenir a violência cometida contra mulheres. Também busca desenvolver projetos para formação de redes locais, de empreendedorismo social e divulgação do trabalho policial realizado, tornando participantes mais proativos para atuarem junto às suas comunidades

 

 

Edição: Nicole Vasconcelos