30/04/21 às 21h41 - Atualizado em 30/04/21 às 21h46

­čÜťOpera├ž├úo retira ve├şculos abandonados de Ceil├óndia

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Ceil├óndia recebeu mais uma edi├ž├úo da opera├ž├úo┬áDF Livre de Carca├žas┬ánesta sexta-feira (30). Esta ├ę a quarta vez que a a├ž├úo ocorre na regi├úo desde que a opera├ž├úo foi lan├žada, em fevereiro de 2020. Com as 16 carca├žas recolhidas, chega a 81 o n├║mero de ve├şculos abandonados retirados da regi├úo e 598 em todo o Distrito Federal desde que a a├ž├úo foi lan├žada, em fevereiro de 2020.

Foto: Divulga├ž├úo/SSP
A├ž├úo integra s├ęrie de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti ÔÇô transmissor de dengue, zika e chikungunya | Foto: Divulga├ž├úo/SSP

ÔÇťEsta ├ę uma opera├ž├úo pioneira e segue sendo realizada nas regi├Áes administrativas do DF. Somente neste primeiro trimestre, j├í s├úo mais de 150 ve├şculos retirados das ruas. A a├ž├úo ├ę essencial para as medidas do Governo do Distrito Federal no combate ├á dengue e tamb├ęm compactua com as a├ž├Áes de seguran├ža da Secretaria de Seguran├ža P├║blica, pois um de nossos focos ├ę o monitoramento e organiza├ž├úo de desordens. Retirar esses materiais das ruas ├ę essencial ÔÇŁ, avalia o secret├írio de Seguran├ža, delegado J├║lio Danilo.

A a├ž├úo integra a s├ęrie de medidas adotadas pelo GDF para eliminar focos do mosquito┬áAedes aegypti┬áÔÇô transmissor de dengue, zika e chikungunya. Sob coordena├ž├úo da Secretaria de Seguran├ža P├║blica (SSP), a a├ž├úo re├║ne, ainda, as secretarias de Cidades, Executiva de Pol├şticas P├║blicas e DF Legal; o Departamento de Tr├ónsito (Detran); e a Pol├şcia Militar do Distrito Federal (PMDF). A Diretoria de Vigil├óncia Ambiental (Dival) da Secretaria de Sa├║de, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tamb├ęm integram a┬áDF Livre de Carca├žas.

Para a secret├íria executiva de Pol├şticas P├║blicas, Meire Mota, os resultados s├úo percept├şveis. ÔÇťVemos cidades mais limpas, mais seguras e protegidas dos perigosos focos de dengue. Esta ├ę uma das mais importantes a├ž├Áes de combate ├á dengue e o grande ├¬xito da opera├ž├úo est├í refletido na redu├ž├úo de 80% das notifica├ž├Áes de casos de dengue no Distrito Federal e na melhoria da qualidade de vida e seguran├ža da nossa popula├ž├úoÔÇŁ, afirma.

O material recolhido ├ę levado para o dep├│sito do 3┬║ Distrito Rodovi├írio, do DER-DF. No local, os agentes de Vigil├óncia Ambiental aplicam solu├ž├Áes na ├ígua parada e fazem o controle vetorial.

Identifica├ž├úo

A parceria dos Conselhos Comunit├írios de Seguran├ža (Consegs) com a popula├ž├úo facilita a identifica├ž├úo dos materiais nas ruas, mas o apoio das administra├ž├Áes regionais ├ę essencial, de acordo com o coordenador dos Consegs, Marcelo Batista. ÔÇť├ë um trabalho conjunto, em que a participa├ž├úo de todos ├ę essencial. Esse trabalho ├ę fundamental para continuidade da a├ž├úoÔÇŁ, garante.

Edi├ž├úo: Jo├úo Roberto