10/06/20 às 11h37 - Atualizado em 10/06/20 às 18h06

ūüö®ūüöĒOpera√ß√£o Patrono desarticula associa√ß√£o criminosa voltada para o estelionato

Ascom da PCDF

Na manhã desta quarta-feira (10/6), policiais civis da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes  (CORF/PCDF) desencadearam a Operação Patrono, que visa desarticular associação criminosa voltada para os crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documentos. Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Sudoeste, Gama e Taguatinga.

A investigação policial apurou que, a partir de 2018, um dos indiciados contratou pessoas para realizar pesquisas de mercado, no qual os entrevistados recebiam R$20,00 por responderem aos questionamentos e cujos documentos pessoais eram xerocopiados. Este mesmo indiciado, que também é proprietário de um estabelecimento comercial, atraiu pessoas até um quiosque num shopping de grande circulação em Brasília, sob a promessa de participar de um sorteio de produtos via Instagram, ocasião em que também obtinha os dados e cópia dos documentos dos participantes, inclusive por meio de uma máquina copiadora.

Os dados e documentos pessoais foram utilizados para falsificar procura√ß√Ķes, comprovantes de resid√™ncia e contratos de internet, usados para entrar com 32 a√ß√Ķes judiciais junto a diversos Juizados Especiais do Tribunal de Justi√ßa e Territ√≥rios do Distrito Federal (TJDFT) de indeniza√ß√Ķes contra operadora de internet fixa, sob o falso argumento de que os nomes delas haviam sido negativado junto √†s empresas de an√°lise de cr√©dito.

O outro indiciado, ent√£o estagi√°rio do escrit√≥rio de advocacia que representava a operadora de internet, e contrariando as orienta√ß√Ķes deste empregador, propunha acordo extrajudicial nestas a√ß√Ķes, normalmente no valor de R$3.500,00 cada, o que era aceito pelo ent√£o advogado da falsa v√≠tima. O preju√≠zo causado √© estimado em cerca de R$ 100 mil reais.