14/12/21 às 20h22 - Atualizado em 15/12/21 às 15h50

ūüöó Opera√ß√£o DF Livre de Carca√ßas j√° recolheu 758 ve√≠culos

Adriana Machado Ascom-SSP/DF

O Guar√° recebeu mais uma edi√ß√£o da opera√ß√£o DF Livre de Carca√ßas nesta ter√ßa-feira (14). √Č a quinta vez desde o lan√ßamento da a√ß√£o, em fevereiro de 2020. Foram retiradas dez carca√ßas das ruas da regi√£o, contabilizando 87 carros abandonados recolhidos no Guar√°. Em todo o DF, o total chega a 758 ve√≠culos recolhidos. Al√©m de contribuir com a sensa√ß√£o de seguran√ßa da popula√ß√£o, a opera√ß√£o tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti ‚Äď transmissor de dengue, zika e chikungunya.

‚Äú√Č uma opera√ß√£o de sucesso e em conson√Ęncia com o Governo do Distrito Federal (GDF), em que retiramos carca√ßas abandonadas que servem n√£o s√≥ para poss√≠veis pr√°ticas de crimes, como tamb√©m para focos do mosquito da dengue‚ÄĚ, aponta o secret√°rio de Seguran√ßa, J√ļlio Danilo.

‚ÄúA a√ß√£o mostra a intera√ß√£o e integra√ß√£o da seguran√ßa p√ļblica de forma geral e √© primordial para evitar a prolifera√ß√£o do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses‚ÄĚ Marcelo Batista, coordenador dos Consegs

Com a retirada de mais 10 veículos abandonados da ruas do Guará, 758 unidades já foram recolhidas pela DF Livre de Carcaças

A opera√ß√£o √© realizada sob a coordena√ß√£o da Secretaria de Seguran√ßa P√ļblica (SSP-DF), em parceria com as secretarias executivas das Cidades e de Pol√≠ticas P√ļblicas, DF Legal, Departamento de Tr√Ęnsito (Detran-DF), Pol√≠cia Militar do Distrito Federal (PMDF), Diretoria de Vigil√Ęncia Ambiental (Dival), Secretaria de Sa√ļde (SES) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

De acordo com o coordenador dos Conselhos Comunit√°rios de Seguran√ßa (Consegs) na SSP-DF, Marcelo Batista, a identifica√ß√£o dos carros abandonados acontece por meio da¬† parceria com os Consegs, administra√ß√Ķes regionais e tamb√©m por meio do envio de informa√ß√Ķes para o e-mail¬†conseg@ssp.df.gov.br.

‚ÄúEntendemos a relev√Ęncia de uma a√ß√£o como essa e o Guar√° foi contemplado com cinco edi√ß√Ķes neste ano, o que nos deixa muito agradecidos ao governador Ibaneis Rocha e ao secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica, J√ļlio Danilo, pelas a√ß√Ķes designadas √† popula√ß√£o guaraense‚ÄĚLuciane Quintana, administradora regional do Guar√°.

‚ÄúA a√ß√£o mostra a intera√ß√£o e a integra√ß√£o da seguran√ßa p√ļblica de forma geral e √© primordial para evitar a prolifera√ß√£o do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses‚ÄĚ, ressalta Batista. ‚ÄúO ve√≠culo deve apresentar caracter√≠sticas como material abandonado, carro aberto e vidros quebrados, por exemplo‚ÄĚ, completa.

Para a administradora regional do Guar√°, Luciane Quintana, o trabalho em parceria tem sido essencial para redu√ß√£o dos casos de dengue e aumento da sensa√ß√£o de seguran√ßa da popula√ß√£o: ‚ÄúA Administra√ß√£o Regional do Guar√° contribuiu com o mapeamento dos ve√≠culos em situa√ß√£o de abandono e atua em parceria com a SSP-DF para atender toda a demanda da cidade‚ÄĚ.

‚ÄúEntendemos a relev√Ęncia de uma a√ß√£o como essa e o Guar√° foi contemplado com cinco edi√ß√Ķes neste ano, o que nos deixa muito agradecidos ao governador Ibaneis Rocha e ao secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica, J√ļlio Danilo, pelas a√ß√Ķes designadas √† popula√ß√£o guaraense‚ÄĚ, acrescenta a administradora.

Ação pioneira

A DF Livre de Carca√ßas teve in√≠cio em fevereiro de 2020 e j√° ocorreu em Samambaia, Candangol√Ęndia, Guar√°, Sudoeste, Taguatinga, SIA, Plano Piloto, Parano√°, Ceil√Ęndia, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Sobradinho, S√£o Sebasti√£o, N√ļcleo Bandeirante, Arniqueira, Riacho Fundo II, Cruzeiro e Planaltina.

Também foram contempladas as faixas de domínio do DER, pátios da 6ª, 15ª e 19ª Delegacias de Polícia e Setor de Oficinas Sul (SOF).