20/04/20 às 18h59 - Atualizado em 24/04/20 às 15h58

Operação conjunta recolhe carcaças no Sudoeste

Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Como parte das ações para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), coordenou mais uma operação para retirada de carros velhos abandonados em áreas públicas, nesta segunda-feira (20). A ação, que ocorreu no Sudoeste, resultou na retirada de dez carcaças, que foram colocadas no depósito no pátio do 3º Distrito Rodoviário, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), em Samambaia. Desde janeiro, 210 carcaças já foram retiradas das ruas.

A retirada do material das ruas é resultado de uma parceria das secretarias executivas das Cidades e de Políticas Públicas, DF Legal, do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde (SES). A Administração Regional do Sudoeste apoiou a Operação nesta segunda-feira. Representantes dos órgãos se reuniram no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) para distribuição do efetivo e coordenação das ações.

A identificação dos veículos abandonados foi feita com o apoio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), como explica o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres. “Esta é uma ação conjunta em cumprimento ao decreto do governador e está sendo possível ser executada com maior rapidez por conta dos carros abandonados já terem sido mapeados anteriormente pelos Conselhos, que soliitaram a retirada desse material das ruas”.

Os pontos foram informados pelos Consegs durante reuniões, que ocorrem mensalmente. “A população e as administrações regionais contribuem muito com esse levantamento. Por isso, é tão importante a participação nesses encontros, que estão suspensos por conta do isolamento social”, explicou p coordenador dos Consegs na SSP/DF, Marcelo Batista.

De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental, Edgar Rodrigues, foram encontrados focos do mosquito nos carros abandonados. “As carcaças dos carros acabam se tornando criadouros do mosquito da dengue e pontos de proliferação de larvas. Estamos unindo todos os esforços para retirar das ruas os carros que estiverem nesta situação”.

Na próxima quarta-feira (22), a SSP/DF, juntamente do DER/DF farão a retirada de carcaças nas proximidades da DF-001/BR- 020, entre o Colorado e Planaltina.

Edicao: Lanna Morais