Apesar da queda nos indicadores, SSP/DF alerta para os cuidados de se evitar o crime
A segurança das pessoas que transitam pelas ruas de Brasília e regiões administrativas é uma das prioridades do Programa Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida. O trabalho das Polícias Civil e Militar resultou na redução de 3,8% no número de roubos a pedestre em 2017. Foram 38.206 casos em 2016 contra 36.763 no ano passado, como indicou o último balanço da criminalidade apresentado na primeira semana de janeiro pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP/DF).
Na maior parte desses crimes, o assaltante tem como alvo o aparelho celular da vítima. Um estudo realizado pela subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF, em 2017, confirma essa tendência. O levantamento mostrou que aproximadamente 70% das ocorrências policiais relacionadas ao roubo de pedestres tem o celular como bem subtraído durante o crime.
Vale destacar que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) vem reforçando o trabalho preventivo a esse tipo de crime com base no registro das ocorrências criminais. A corporação tem destacado efetivo com emprego de viaturas em pontos estratégicos, além de desenvolver operações pontuais com vistas à identificação e prisão de suspeitos e foragidos da Justiça.
Orientações da PMDF
– Evite andar sozinho em lugares de pouca movimentação;
– Não mexa no celular enquanto caminha ou esteja parado no carro;
– Diversifique sempre seu percurso quando sair de casa. Isso dificulta a ação de indivíduos mal intencionados.
– Não reaja caso seja vítima de assalto;
– Evite usar o celular em locais muito escuros ou isolados;
– Evite andar com muitas joias, dinheiro, cartões de crédito ou bancários;
– Ao sair do banco, mantenha-se atento ao seu redor para pessoas com atitudes suspeitas;
– Ao perceber que está sendo seguido, procure o policial mais próximo ou ligue para o 190.
Assista ao vídeo com as principais dicas para evitar roubo a pedestre: https://goo.gl/U9XAMg