gototop

Terça, 08 Agosto 2017

Moradores e comerciantes do Paranoá concluem curso de Polícia Comunitária

William Nascimento
Moradores e comerciantes do Paranoá concluem curso de Polícia Comunitária Flavio Alves / SSPDF

Projeto é uma parceria entre a SSP/DF, Conseg, Administração Regional e Ministério da Justiça

Trinte e nove líderes comunitários do Paranoá foram capacitados no I Curso de Promotor de Polícia Comunitária, realizado entre os dias 24 de julho e 4 de agosto. Os alunos receberam noções de relações interpessoais, direitos humanos, mediação de conflitos, estrutura dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s), gestão pela qualidade da segurança pública e policiamento comunitário e sociedade. A formatura foi no auditório do Ministério da Justiça, na noite desta terça-feira (8).

“Eles não serão policiais, mas foram preparados para pensar de maneira proativa, a identificar problemas na comunidade e apresentarem possíveis alternativas para resolver algumas situações em conjunto com as forças de segurança”, destacou um dos instrutores da SSP/DF, Genivaldo Sampaio.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, por meio da Subsecretaria de Segurança Cidadã, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Paranoá, a Administração Regional local, as forças de segurança pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Os senhores passam a ser uma nova referencia para nós da segurança pública. Que a gente possa entabular novas formaturas, novos conceitos de Polícia Comunitária a partir dessa experiência extremamente exitosa. ”, disse o chefe de gabinete da Segurança Pública, Pehkx Jones.

A maioria dos participantes é comerciante ou morador do conjunto habitacional Paranoá Parque. Um profissional do Departamento de Trânsito (Detran), dois militares do Corpo de Bombeiros, dois policiais militares e uma agente de polícia da Polícia Civil que trabalham na região administrativa também participaram da capacitação.

O presidente do Conseg do Paranoá, Sérgio Santos, reconheceu a importância da formatura. “Estamos falando de um novo olhar, um novo saber e um novo fazer em segurança pública, fazendo com que ela fique muito mais humana, aproximando as forças de segurança com a comunidade”.

A medida faz parte do programa Viva Brasília - Nosso Pacto Pela Vida, que prevê melhoria do atendimento pelas instituições da Segurança Pública e a diminuição da vulnerabilidade social por meio da promoção da cultura de paz social e de políticas de prevenção de violências.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Moradores e comerciantes do Paranoá concluem curso de Polícia Comunitária