Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/20 às 10h56 - Atualizado em 5/06/20 às 11h48

Batalhão de Polícia Ambiental comemora resultados positivos no Dia Mundial do Meio Ambiente

COMPARTILHAR

Centro de Comunicação Social, da PMDF

 

 

Todos os anos o Brasil comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 1º e 5 de junho, este último é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e por mais de cem países como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

O mês de maio também é bastante especial para a Polícia Militar do Distrito Federal, pois marca a criação do policiamento especializado na proteção da natureza.

 

Há 32 anos surgiu, dentro da PMDF, a Companhia de Polícia Florestal, que em 2010 virou Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), dando continuidade, com uma estrutura bem maior, aos trabalhos de proteção da fauna e flora. Em meio às comemorações, o BPMA mantém o papel de conscientizar a população em prol do meio ambiente.

 

“Por causa da pandemia do novo coronavírus não estamos podendo fazer as comemorações merecidas, mas nós continuamos com os trabalhos de fiscalização e principalmente de conscientização”, afirmou o comandante do BPMA, major Elias.

O Batalhão de Polícia Ambiental conclui o período de janeiro a maio de 2020 com a produtividade em alta, sendo 1.136 resgates de animais silvestres. Esses animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Neste local, após a recepção do animal, os médicos veterinários e biólogos avaliam a condição com suporte laboratorial e fazem a marcação dele.

 

Os resgates são realizados quando, por conta do aumento urbano, animais ficam encurralados e fora de seu habitat. Já as apreensões são fruto de crimes, normalmente tráfico interestadual e criação irregular de animais silvestres.

“A unidade empenha-se na proteção do meio ambiente, mas a ajuda de todos é muito importante e temos registrado uma ótima participação das pessoas nesse trabalho. As denúncias de crimes ambientais podem continuar sendo feitas através do 190 da Policia Militar que estaremos prontos para atender a todos os cidadãos”, finalizou o comandante do BPMA.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

A Semana do Meio Ambiente começa dia 1º de junho e vai até o dia 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data começou a ser comemorada em 1972. É uma homenagem ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por conseqüência, em nosso país, celebra-se essa semana, que foi instituída em 1981, através do Decreto Federal 86.028.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual de ação ambiental. O objetivo é apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País, promovendo ações de proteção e preservação do meio ambiente.