23/05/18 às 19h01 - Atualizado em 29/10/18 às 12h55

Moradores da Estrutural concluem curso de Polícia Comunitária

Alunos são incentivados a identificar problemas na comunidade e apresentarem possíveis alternativas em conjunto com as forças de segurança

Vívian Azeredo

Trinta e cinco líderes comunitários e profissionais da segurança pública concluíram a terceira edição do Curso de Polícia Comunitária. A formatura ocorreu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Estrutural (CREAS). O secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Cristiano Sampaio, participou da entrega dos certificados.

O objetivo do curso era incentivar a participação da comunidade local nas ações de segurança pública.  Os alunos receberam noções de relações interpessoais, direitos humanos, mediação de conflitos, estrutura dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s), gestão pela qualidade da segurança pública e policiamento comunitário e sociedade entre os dias 14 e 22 de maio.

“O curso é importante para a interação entre a comunidade e as forças de segurança. A partir de agora eles terão mais noção de como trabalhar juntos, possibilitando uma maior eficácia nas resoluções de conflitos na cidade”, destacou a Diretora de Segurança Comunitária da Subsecretaria de Segurança Cidadã (Susec), Marina Rodrigues.

A novidade desta edição foi a palestra sobre tráfico de pessoas, conduzida pela Coordenadora Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Annie Vieira Carvalho.

Também estiveram presentes na cerimônia o delegado-chefe  da 8ª Delegacia de Polícia do SIA, Rodrigo Bonach, o coordenador do Detran/DF da Região Integrada de Segurança Pública (Risp metropolitana), Ricardo Timóteo, o subcomandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, capitão Daniel Vieira Alves de Carvalho, o representante do 3º grupamento do CBMDF, tenente Luciano Antunes Paz, o administrador regional da Estrutural, Melquisedeque Portela, e o presidente do Conselho Comunitário da Estrutural, Renato Eleutério.

Leia também...