Lanna Morais, da Ascom – SSP/DF
A campanha de prevenção ao feminicĂdio da Secretaria de Segurança PĂșblica do Distrito Federal (SSP/DF), #MetaaColher, Ă© relançada na semana do Dia Internacional da Mulher e traz dados atualizados sobre esse tipo de crime no DF.
Com o slogan âA melhor arma contra o FeminicĂdio Ă© a colherâ, o movimento se pauta em estatĂsticas levantadas pela CĂąmara TĂ©cnica de Monitoramento de HomicĂdios e FeminicĂdios (CTMHF) da SSP/DF.Â
Uma delas constatou que mais de 70% dos crimes no DF acontecem dentro de casa, em contexto de violĂȘncia no ambiente familiar, longe da intervenção do Estado.
O movimento tambĂ©m chama atenção para outros dados preocupantes: 70% das vĂtimas de feminicĂdio nĂŁo registraram ocorrĂȘncia anterior contra o autor, e 79% nĂŁo possuĂam medida protetiva, ou seja, os agressores tinham livre acesso Ă s vĂtimas. O sentimento de posse tambĂ©m Ă© uma variĂĄvel que aciona um sinal vermelho. Metade das mortes ocorreu por os autores declaradamente enxergarem a mulher como propriedade.
Em seu principal objetivo, a campanha #MetaaColher convida a sociedade a repensar a mĂĄxima âem briga de marido e mulher nĂŁo se mete a colherâ. O projeto busca expor o papel de responsabilidade de cada cidadĂŁo como engrenagem importante na cruzada contra o FeminicĂdio. O entendimento Ă© que Ă© necessĂĄrio desconstruir o padrĂŁo de comportamento omisso que muitas vezes uma testemunha assume diante de uma cena de violĂȘncia domĂ©stica.
âSomos parte do problema a partir do momento em que nos omitimos e ignoramos as agressĂ”es verbais, fĂsicas e psicolĂłgicas que muitas vezes testemunhamos. O
ditado âem briga de marido e mulher nĂŁo se mete a colherâ introjetou um pensamento limitante ao consciente coletivo, e nosso dever, hoje, Ă© ir contra a esse pensamento e alertar que testemunhas prĂłximas podem ser a ponte entre a vĂtima e a Segurança PĂșblica. Os dados de nossa CĂąmara TĂ©cnica demonstram que sem essa ajuda a vĂtima fica exposta Ă iminĂȘncia de algo grave â, explica o SecretĂĄrio de Segurança PĂșblica do DF, delegado Anderson Torres.
O #MetaaColher faz parte do cronograma de açÔes da SSP/DF pelo mĂȘs da mulher. Uma delas Ă© o lançamento de animaçÔes da Turma da MĂŽnica que a Pasta promoverĂĄ com a MaurĂcio de Sousa ProduçÔes.
Os desenhos previnem a violĂȘncia contra a mulher. O projeto, parceria com a Secretaria de Educação do DF, PNUD e ONU Mulheres, incentivarĂĄ relaçÔes saudĂĄveis entre crianças e adolescentes do DF. A ideia Ă© disseminar valores relacionados ao respeito, tolerĂąncia e empatia entre estudantes de 7 a 17 anos, com expectativa de atingir de 700 mil a 1 milhĂŁo de alunos em todo o DF.
Estratégias de prevenção
Para atender as vĂtimas de violĂȘncia, o Distrito Federal conta com a Delegacia Especial de Atendimento Ă Mulher (DEAM), da PolĂcia Civil do Distrito Federal (PCDF). O local funciona 24 horas por dia. AlĂ©m disso, todas as delegacias circunscricionais contam com seçÔes de atendimento Ă mulher.
A PolĂcia Militar do Distrito Federal (PMDF) oferece policiamento especializado para atendimento Ă s mulheres por meio do programa de Prevenção Orientada Ă ViolĂȘncia DomĂ©stica (Provid). O trabalho ajuda a prevenir, inibir e interromper o ciclo da violĂȘncia domĂ©stica. AtĂ© outubro, o programa realizou 9.664 atendimentos.
Este ano, o programa foi ampliado para 31 RegiĂ”es Administrativas do DF. No mĂȘs de janeiro, por exemplo, 587 mulheres vĂtimas de violĂȘncia domĂ©stica foram atendidas pelo programa. Em todo ano passado foram 1.092.
Canais digitais
A Campanha #MetaaColher poderĂĄ ser acompanhada nas redes sociais da SSP-DF:
Facebook: http://facebook.com/sec.segurancadf/
Twitter: http://twitter.com/secsegurancadf
Instagram: http://instagram.com/ssp.df