12/04/21 Ă s 10h54 - Atualizado em 12/04/21 Ă s 11h14

🚹🚹Março teve o menor nĂșmero homicĂ­dios em 22 anos

JoĂŁo Roberto, da Ascom – SSP/DF

Em comparação ao mesmo período de 2020, a queda nos crimes de latrocínio caiu 70% no primeiro trimestre deste ano | Foto: Divulgação SSP

O conjunto de polĂ­ticas adotadas pela Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP) fez com que o Distrito Federal superasse as metas de redução de criminalidade. Levantamento realizado pela secretaria mostra que março teve o menor nĂșmero de vĂ­timas de homicĂ­dios para o mĂȘs em 22 anos.

Os nĂșmeros de vĂ­timas dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – que englobam homicĂ­dios, latrocĂ­nios e lesĂ”es corporais seguidas de morte –  tambĂ©m foram os menores dos Ășltimos 22 anos no mĂȘs de março. No trimestre, a redução desses crimes chegou a 35,3%, o que significa 48 vidas poupadas no perĂ­odo.

“Em 2019, antes da pandemia, tivemos a menor taxa de vĂ­timas de homicĂ­dio dos Ășltimos 35 anos. Isso mostrou que a estratĂ©gia estava dando certo, mas precisĂĄvamos avançar. Em 2020, superamos esse recorde com a menor taxa dos Ășltimos 41 anos, mesmo diante das incertezas da pandemia. Continuamos nos aperfeiçoando, com estipulação de metas atĂ© o final de 2022 e avaliação contĂ­nua de resultados, para, assim, conseguirmos manter as reduçÔes significativas do ano passado”, enfatiza o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, delegado JĂșlio Danilo.

Nos primeiros trĂȘs meses de 2020, o DF teve 116 vĂ­timas de homicĂ­dios e, no mesmo perĂ­odo deste ano, 82, marcando 29,3% de redução. Isso significa 34 vidas salvas. Houve tambĂ©m redução de quase 30% nas tentativas deste tipo de crime, de 212 para 149 registros. O latrocĂ­nio, crime que recebeu atenção especial da segurança pĂșblica no ano passado, a queda foi de 70% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo perĂ­odo do ano passado.

Os dados registram que 63% dos latrocĂ­nios de 2020 ocorreram nos trĂȘs primeiros meses, o que revela a tendĂȘncia de redução ainda mais acentuada no decorrer do ano.

“O alto percentual de resolução pela PolĂ­cia Civil de crimes contra a vida foi muito importante nesse processo. A identificação e prisĂŁo de autores impacta a incidĂȘncia desse tipo de crime, pois impede que esses criminosos reincidam ou mesmo sejam vĂ­timas”, avalia Danilo.

“O alto percentual de resolução de crimes contra a vida da PolĂ­cia Civil foi muito importante nesse processo. A identificação e prisĂŁo de autores impacta a incidĂȘncia desse tipo de crime, pois impede que esses criminosos reincidam ou mesmo sejam vĂ­timas” Delegado JĂșlio Danilo, secretĂĄrio de Segurança PĂșblica

O secretĂĄrio destaca tambĂ©m a intensificação da operação integrada Quinto Mandamento, que efetuou trĂȘs mil abordagens a pessoas e mais de 700 a veĂ­culos nos primeiros trĂȘs meses deste ano. “A intenção da operação Ă© simples: preservar o maior bem do ser humano, que Ă© a vida. Para isso, focamos nossas açÔes em locais, dias e horĂĄrios crĂ­ticos para coibir o trĂĄfico de drogas e para retirar armas ilegais das ruas, crimes que tĂȘm relação direta com os homicĂ­dios”, explica.

Para o diretor-geral da PCDF, delegado Robson CĂąndido, a alta capacidade tĂ©cnica dos policiais e os investimentos em tecnologia e inteligĂȘncia sĂŁo essenciais para a efetividade das investigaçÔes.

“Temos um plantĂŁo especializado, voltado somente Ă  preservação de locais de crimes”, ressalta. “Isso nos permite produzir conhecimento qualificado para pautar nossa atuação. Toda delegacia tem hoje um protocolo de atuação que define prioridades e procedimentos das investigaçÔes. Temos uma PCDF capacitada, que vem garantindo alto Ă­ndice de condenaçÔes de criminosos.”

Segurança para a população

Para o comandante-geral da PolĂ­cia Militar do Distrito Federal, coronel MĂĄrcio Vasconcelos, as diversas operaçÔes integradas coordenadas pela SSP, como a Vita Salutem e a Quinto Mandamento, foram muito importantes tambĂ©m para a redução de quase 35% nos Crimes Contra o PatrimĂŽnio (CPP) – que incluem os roubos a comĂ©rcio, a transeunte, em transporte coletivo, de veĂ­culo, a residĂȘncia e o furto em veĂ­culo.

“Ter as forças de segurança e outros ĂłrgĂŁos trabalhando de forma integrada foi primordial para o DF atingir nĂșmeros tĂŁo importantes de redução da criminalidade. A PolĂ­cia Militar sempre foi e sempre serĂĄ uma parceira nas açÔes de combate e prevenção do crime. Continuaremos integrados a outros ĂłrgĂŁos nesse esforço conjunto de promover a segurança e o bem estar da população”, garante o comandante.

A maior queda apresentada nos crimes contra o patrimĂŽnio foi de furto em veĂ­culo – que chegou a 38,5%. Na sequĂȘncia, aparecem roubo em transporte coletivo (-36,7%), roubo a transeunte (- 34,6%), roubo de veĂ­culo (- 30,8%), roubo em comĂ©rcio (- 29,5%) e roubo a residĂȘncia, que chegou ao decrĂ©scimo de 12,5%.

“A queda nesses tipos de crime representa 3,7 mil roubos e furtos a menos no Distrito Federal. SĂŁo crimes que impactam diretamente a sensação de segurança da população. A PolĂ­cia Militar e as demais forças de segurança tĂȘm o desafio de manter esses crimes em queda e, se for possĂ­vel, baixar ainda mais. Com muito trabalho, coordenação e inteligĂȘncia, vamos conseguir”, finaliza Vasconcelos.