10/03/20 às 17h12 - Atualizado em 16/07/20 às 21h18

👩‍🚒👮‍SSP/DF anuncia mais de mil policiais e bombeiros para o Distrito Federal

Adriana Machado e Lanna Morais, da Ascom – SSP/DF

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, anunciou, na tarde desta terça-feira (10) a convocação de mais 750 aprovados no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e de 356 para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A informação foi dada durante transmissão ao vivo nos canais digitais da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), ao lado dos comandantes das duas forças, os coronéis Julian Pontes (PMDF) e Lisandro Paixão (CBMDF).

Para o secretário Anderson Torres, a ação é um marco para a Segurança Pública neste ano. “Estamos muito felizes de contar com o reforço de vocês na Segurança Pública com total apoio do Governador Ibaneis Rocha. Nosso segmento há tempos precisa de mais efetivo e, neste momento, a maior beneficiada é a sociedade do DF.”

Os aprovados da PMDF fizeram o concurso em 2018 e deverão iniciar o curso de formação ainda no final deste semestre. Até lá, será preciso cumprir o cronograma, que deverá ser publicado até o final desta semana.

A primeira turma deste concurso foi convocada para o Curso de Formação de Praças (CFP) em 2019. A formatura dos policiais ocorreu em janeiros deste ano, durante cerimônia no Estádio Nacional Mané Garrincha. Eles reforçaram o policiamento na Operação Carnaval 2020 e foram primordiais na atuação para garantia da segurança nos blocos carnavalescos.

O comandante-geral da PMDF, coronel Julian Pontes, falou sobre a expectativa para a chegada dos novos integrantes do órgão. “Nossa expectativa é a mais alta possível. Sabemos que os próximos guerreiros vestirão a farda da instituição e honrarão nosso compromisso de prestar uma segurança de qualidade para a população do DF. Certamente farão a diferença junto aos demais policiais militares que integram a Polícia Militar do Distrito Federal.”

O curso de formação tem duração de sete meses, em período integral, e é dividido em três níveis: básico, intermediário e avançado.

A primeira delas tem disciplinas militares e atividades operacionais. Logo após, eles recebem uniformes e começam a colocar em prática o conteúdo apresentado, como patrulhamento e abordagem. Por fim, são aplicadas as instruções mais técnicas, como travessia de lagos e operações que visam coibir assaltos, apreensões de armas e drogas, roubo de veículos e detenção de foragidos.

Bombeiros
O comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Lizandro Paixão, também informou que 346 militares vão compor o quadro do CBMDF em breve. Destes, 249 irão compro o quadro de combatentes. Outros 61 será para condutores, 23 oficiais, dez médicos, três dentistas e ainda dez oficiais complementares.

“Essa convocação vai ajudar a recompor o efetivo do Corpo de Bombeiros que há alguns anos não recebia novos integrantes. Sem dúvidas será um reforço importante para nosso quadro”, explicou o comandante do CBMDF, Lisandro Paixão.

Edição: Lanna Morais